Escorpião-imperador: conheça um dos maiores escorpiões do mundo

Esse animal artrópode nativo do oeste da África é bem maior que várias outras espécies de escorpião. Surpreendentemente, ele pode ser dócil e tranquilo.

Acima, um escorpião-imperador, que pode chegar a medir até 20 cm e possui grandes pinças - sendo um animal impressionante.

Foto de José Felipe Batista COMUNICAÇÃO BUTANTAN
Publicado 7 de mai. de 2024, 12:00 BRT

Com grandes pinças e um enorme corpo preto que pode chegar a até 20 centímetros de comprimento, os escorpiões-imperadores (Pandinus imperator) são animais que impressionam e causam medo – mas, na realidade, são menos perigosos do que aparentam.

Conforme explica o site Animal Diversity Web (ADW) – enciclopédia online mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, esses aracnídeos da família Scorpionidae são nativos do oeste da África e encontrados mais facilmente na Nigéria, Serra Leoa, Gana e Congo.

Confira algumas características desse escorpião que é considerado um dos maiores do mundo e por que ele não é tão perigoso quanto outras espécies bem menores e aparentemente mais inofensivas.

(Você pode se interessar por: A curiosa ave que faz danças complexas para conseguir o acasalamento

1. O escorpião-imperador é grande e assustador, mas de temperamento dócil

Quem vê esse escorpião se assusta, afinal seu tamanho impressiona e ele possui o corpo na cor negra (diferente da maioria das espécies), além de pinças enormes e um grande ferrão, como descreve o Instituto Butantan (instituição governamental de São Paulo, no Brasil, que desde 1901 estuda animais, faz pesquisas científicas e produção de imunobiológicos).

Porém, segundo os estudiosos da instituição, ele costuma ter um temperamento tranquilo e até mesmo dócil”, não sendo tão perigoso ao ser humano. Apesar de ser venenoso (como todos os exemplares da ordem dos Scorpiones), o seu veneno não causa danos permanentes nas pessoas, como de alguns dos mais perigosos escorpiões

Ao contrário, o Butantan explica que seu veneno é suave” e usado principalmente para fins defensivos, já que o escorpião-imperador geralmente usa suas enormes pinças para matar a presa. Mas por conta de seu grande ferrão, a dor da picada deste exemplar é forte e intensa

(Ainda sobre o mundo animal: Conheça 3 fatos sobre o atum)

Algo comum em várias espécies de escorpião e também no escorpião-imperador é a presença de algumas substâncias (mucopolissacarídeos e lipoproteínas) que o fazem parecer fluorescente (como na foto acima) em caso de incidência de luz ultravioleta no escuro, de acordo com o Instituto Butantan.

Foto de José Felipe Batista Comunicação Butantan

2. Os machos dos escorpiões-imperadores fazem uma curiosa dança de acasalamento

Como alguns outros animais, os machos dessa espécie de escorpião fazem um tipo de “dança de acasalamento” para atrair as fêmeas. Conforme detalha o site norte-americano ADW (Animal Diversity Web), uma plataforma de conhecimento sobre a fauna, os escorpiões-imperadores realizam rituais elaborados para acasalar e se reproduzir.

Normalmente, o macho agarra a fêmea pelos pedipalpos (patas dianteiras) e se envolve em uma infinidade de comportamentos especiais, incluindo, entre outros, “picadas carinhosas antes de depositar o esperma. Durante a cópula, o macho usa um órgão chamado espermatóforo para inserir o sêmen e, assim, fecundar a companheira. Como alguns outros artrópodes, as fêmeas do escorpião-imperador podem matar e consumir o macho após o acasalamento

3. Quase cego, o escorpião-imperador tem uma estrutura sensorial especial

Apesar de grande, esse escorpião tem baixa visão, sendo quase cego. Por conta disso, como explica a ADW, eles possuem estruturas sensoriais especiais chamadas pectinas atrás de seus membros para detectar sensorialmente as características do terreno. As pectinas se parecem pelos, ficam debaixo do corpo e auxiliam na sua locomoção. Os machos geralmente têm pectinas maiores do que as fêmeas.

4. O escorpião-imperador vive em regiões quentes e úmidas

Essa espécie de escorpião é nativa do oeste da África, portanto vive em locais quentes e úmidos, preferindo ficar em savanas e florestas úmidas. De acordo com a ADW, eles se escondem em tocas e preferem viver sob folhas, detritos florestais, margens de riachos e também em montes de cupins – sua principal presa.

Também se alimentam de animais pequenos, como insetos, ainda que sua grande pinça-garra permita que ele cace até invertebrados de pequeno porte, como anfíbios, répteis ou até ratos, conforme conta o Butantan