O que é o colesterol bom e o ruim?
O corpo humano precisa do colesterol para funções essenciais ao funcionamento do organismo. Mas altas quantidades de um dos tipos pode levar a doenças do coração.
Um técnico médico que trabalha com o programa de saúde do governo da Costa Rica verifica os sinais vitais de uma viúva que mora sozinha.
O colesterol é uma substância necessária ao funcionamento do corpo humano, principalmente para a saúde do coração. É o que define a HEART UK, fundação de pesquisa do Reino Unido que busca prevenir doenças e mortes precoces por colesterol e outras condições causadas por acúmulos de gordura (lipídios) no sangue.
Existem diferentes tipos de colesterol, com efeitos diferentes no organismo. Você já deve ter ouvido falar do colesterol bom e do ruim. Saiba qual a diferença entre eles.
Colesterol ruim
O colesterol, muitas vezes chamado de "colesterol ruim", é do tipo LDL, sigla para colesterol de lipoproteína de baixa densidade, de acordo com a fundação do Reino Unido. Esse tipo é conhecido assim porque, quando em altas quantidades, é o responsável por entupir artérias, causando problemas de saúde, como doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A fundação ressalta, no entanto, que o corpo precisa de colesterol LDL no sangue porque ele transporta lipídios do fígado para as células, que usam essa gordura para produzir membranas exteriores e para fabricar vitamina D, além de hormônios esteróides, que mantêm ossos, dentes e músculos saudáveis. O problema de saúde ocorre quando há muito colesterol desse tipo no sangue.
Colesterol bom
Já o colesterol frequentemente chamado de "colesterol bom" é o tipo HDL, sigla para colesterol de lipoproteína de alta densidade, explica a HEART UK. Ele é conhecido assim porque transporta o colesterol para longe das células, de volta ao fígado, para ser quebrado. Por isso, ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no sangue e evita doenças coronárias.
No fígado, o colesterol é usado para fazer a bílis, que ajuda a digerir as gorduras ingeridas pelo ser humano.