A OMS adverte que cada vez mais pessoas preferem alimentos ricos em calorias, gordura, açúcares livres ...

O que a má alimentação faz com o nosso corpo?

Manter uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, como fast food por exemplo, traz diversos riscos à saúde.

A OMS adverte que cada vez mais pessoas preferem alimentos ricos em calorias, gordura, açúcares livres e sódio, tais como fast foods e alimentos prontos para comer. Entretanto, estes hábitos alimentares podem ter conseqüências para a saúde.

Foto de Rebecca Hale
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de nov. de 2022, 15:30 BRT, Atualizado 16 de abr. de 2024, 16:05 BRT

Uma má alimentação está entre os principais riscos globais para a saúde, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Segundo a organização, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e a mudança de estilos de vida causaram mudanças nos padrões alimentares

A entidade aponta que, atualmente, é grande o número de pessoas que dá preferência a alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sódio, como fast foods e comidas prontas (tais como salgadinhos, macarrões instantâneos, bolachas recheadas, entre outros).

A OMS explica que esses hábitos alimentares impactam negativamente a saúde, desencadeando diversas doenças. 

(Leia também: Qual é a origem do azeite de oliva na história da humanidade?)

Quais doenças estão ligadas à má alimentação 

A falta de alimentos saudáveis na dieta, segundo a OMS, causa má nutrição, que pode significar deficiência de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo ou o sobrepeso, que pode levar à obesidade

Além disso, a entidade de saúde global também alerta que a má alimentação pode desencadear doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), entre elas o diabetes, as doenças cardiovasculares, o AVC (acidente vascular cerebral) e até o câncer.

Má alimentação e a obesidade

Segundo a agência internacional de saúde, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas. E a principal causa são as dietas baseadas em alimentos industrializados, cheios de gordura, sódio e açúcares. 

A obesidade, segundo a OMS, afeta a maioria dos sistemas do corpo. Atinge o coração, fígado, rins, articulações e sistema reprodutivo. Também pode levar à diabetes tipo 2, hipertensão, aumento de risco para alguns cânceres, como o câncer de mama, e problemas de saúde mental.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados