O que é o colesterol?
Substância presente no corpo humano pode ser benéfica ou prejudicial para a saúde. Descubra como ela atua no organismo.
Os cristais de colesterol no tecido geralmente causam uma reação de células gigantes de corpo estranho. Esta imagem mostra o colesterol extravasado de um cisto epidérmico rompido.
O colesterol é um lipídio (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura. A substância é necessária para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
Isso é o que explica o site do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), que engloba diversas informações sobre doenças e outros parâmetros de saúde. Segundo a plataforma, existem três tipos principais de colesterol definidos pelo tipo de lipoproteína que transporta ele pelo sangue:
- 1. Colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou “colesterol ruim”: a LDL transporta o colesterol do fígado para as células e, se houver muito colesterol (gordura) para uso das células ele se acumula, o que é prejudicial para a circulação e pode levar a doenças arteriais.
- 2. Colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) ou “colesterol bom”: a HDL faz o caminho inverso, levando o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado. Este pode evitar doenças arteriais, pois retira a gordura de circulação.
- 3. Triglicerídeos: são produzidos pelo fígado e também são encontrados em laticínios, na carne e nos óleos para cozinhar. Altos níveis de triglicerídeos podem obstruir vasos sanguíneos.
Cogumelos comestíveis têm sido associados a aumentar a imunidade e melhorar os resultados do tratamento em casos de câncer, colesterol alto e doenças neurológicas.
Quais doenças estão ligadas ao colesterol
Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentando a incidência de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essas condições são causadas principalmente pelo bloqueio de artérias e outros vasos sanguíneos, resultado comum de altos níveis de acúmulo de gordura no sangue, como o colesterol (LDL ou triglicerídeos).