5 benefícios que a hipnose pode trazer ao corpo
Quando esse procedimento é colocado em prática, as pessoas ficam receptivas a sugestões de ação e sentimento. Em quais casos a hipnose costuma ser usada?
Militares norte-americanos participam de aula de meditação e hipnose no California Naval Medical Center, Estados Unidos.
A hipnose é o procedimento, ou o estado induzido por esse procedimento, em que se utiliza a sugestão para evocar mudanças na sensação, percepção, cognição, emoção ou controle sobre o comportamento motor, explica a Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês).
De acordo com essa entidade, durante a hipnose "os sujeitos parecem ser receptivos, em graus variados, a sugestões para agir, sentir e se comportar de maneira diferente do que em um estado normal de vigília".
Quais são os benefícios da hipnose
Quando este procedimento é utilizado para intervir de forma psicoterapêutica, denomina-se hipnoterapia. Embora as discussões sobre suas aplicações clínicas sejam controversas, há evidências científicas de que a hipnoterapia traz alguns benefícios, afirma a APA.
Segundo a associação americana, a hipnose costuma ser aplicada com certo êxito nos seguintes casos:
- No tratamento de problemas de saúde como hipertensão, asma, insônia ou bruxismo
- No tratamento da dor crônica e aguda
- Na mudança de hábitos, como parar de fumar
- Em transtornos de humor e ansiedade, por exemplo, em algumas fobias
- Nos transtornos de personalidade.
Além disso, há "evidências positivas que demonstram sua eficácia como terapia complementar", ou seja, ela pode ser associada a outros tipos de tratamento, de acordo com orientações médicas.