Quais são os transtornos de ansiedade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno de ansiedade.
Um grupo em um centro de retiro pratica ioga durante o solstício de verão. Gainesville, Flórida.
Os transtornos de ansiedade são caracterizados por um medo e uma preocupação excessivos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu site.
Segundo dados da entidade mundial, em 2019, pelo menos 301 milhões de pessoas no mundo sofriam com um transtorno de ansiedade. Do total, aproximadamente 58 milhões eram crianças ou adolescentes.
Durante a pandemia de coronavírus, 27% dos jovens entrevistados relataram sentir ansiedade, segundo uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, da sigla em inglês).
Melissa Walker dirige um programa de arteterapia no Intrepid National Center of Excellence no Walter Reed National Military Medical Center em Bethesda, Maryland, para membros das forças armadas que sofreram lesões cerebrais traumáticas e problemas psicológicos.
Quais tipos de ansiedade existem
Entre os tipos de ansiedade mais comuns, a OMS destaca os seguintes:
• Transtorno de ansiedade generalizada, caracterizado por uma preocupação excessiva;
• Transtorno do pânico, quando a pessoa tem ataques de pânico; transtorno de ansiedade social, com medo e preocupação excessivos diante de situações sociais;
• Transtorno de ansiedade de separação, que é o medo excessivo ou ansiedade de separação de indivíduos em que a pessoa tem um vínculo emocional profundo.
Quais tratamentos existem para a ansiedade
“Existe um tratamento psicológico eficaz e, dependendo da idade e gravidade, a medicação também pode ser considerada”, destaca a OMS.
Essa e outras questões relacionadas à saúde mental são abordadas em Proibido: Aquilo Que Não se Fala, série documental lançada pela National Geographic Original Productions e apresentada pelo jornalista argentino Jorge Lanata. A produção audiovisual já está disponível no Star+.