Cientistas desenvolvem pílula anticoncepcional masculina que impede movimento de espermatozóides

Novo contraceptivo bloqueia o “nado” dos espermatozóides: o medicamento ainda está em fase de teste.

De acordo com o estudo, o medicamento deixa os espermatozóides disfuncionais por algumas horas. Na imagem, um óvulo e espermatozóides. 

Arte de Zappy's technology solution
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de fev. de 2023, 13:23 BRT

Cientistas da Weill Cornell Medicine, escola de medicina da Universidade Cornell (em Nova York, Estados Unidos), estão próximos de desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina que não depende de hormônios e pode ser tomada sob demanda. 

Em estudo publicado na terça-feira (14) na revista científica “Nature Communications”, os pesquisadores descreveram uma estratégia de contracepção na qual um homem tomaria uma pílula anticoncepcional pouco antes do ato sexual e apenas quando necessário. 

Segundo a publicação, o medicamento deixa os espermatozóides disfuncionais por algumas horas – impedindo seu movimento ou “nado” – o suficiente para evitar que alcancem o óvulo.

Os resultados promissores foram atingidos em testes com camundongos machos, que ficaram temporariamente inférteis depois de receberem uma dose única de um inibidor da enzima adenilil ciclase solúvel (sAC, na sigla em inglês). Essa enzima é essencial para a motilidade e maturação dos espermatozóides. 

“Mostramos que uma dose única de um inibidor de sAC é seguro e promove a infertilidade temporária. Os camundongos exibiram um comportamento normal de acasalamento e a fertilidade total retornou no dia seguinte”, afirmam os cientistas na publicação. 

Segundo os pesquisadores, a estratégia pode preencher uma lacuna nas opções de planejamento familiar. “As únicas opções anticoncepcionais masculinos são preservativos e vasectomia, e os esforços mais atuais para desenvolver novos contraceptivos para homens afetam o desenvolvimento do esperma, o que significa que a contracepção requer meses de pré-tratamento contínuo”, ressalta o paper.  

Os próximos passos do desenvolvimento do medicamento irão envolver outros testes. Antes de ensaios serem realizados com pessoas, planeja-se testes em coelhos.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados