Por que trememos quando está frio? Descubra a explicação científica

O tremor é uma reação natural do corpo, mas quando ele é acionado e por que ocorre?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de jun. de 2023, 14:00 BRT
Caçadores se aquecem em uma fogueira perto do Forte Good Hope.

Caçadores se aquecem em uma fogueira perto do Forte Good Hope.

Foto de Patrick Kane

O tremor (ou calafrio) é uma reação natural às baixas temperaturas, ou seja, ao frio. 

De acordo com o Medline Plus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine, ou NLM na sigla em inglês) que é parte do Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health, ou NIH na sigla em inglês) dos Estados Unidos, tremores são causados por rápidas contrações e relaxamentos musculares.

Por que ocorrem calafrios

Quando a temperatura corporal está muito alta ou muito baixa, o hipotálamo (uma área do cérebro que controla, entre outras coisas, a temperatura corporal, a fome e a sede) aciona procedimentos adequados de redução ou elevação da temperatura, de acordo com as necessidades do corpo. 

Quando a pele fica fria, são desencadeados efeitos reflexos imediatos em todo o corpo que começam a elevar a temperatura corporal de várias maneiras. Uma delas é causar tremores, explica o capítulo “Body Temperature Regulation and Fever” (“Regulação da Temperatura Corporal e da Febre”, em tradução) no livro-texto de fisiologia médica de Guyton e Hall (considerado a melhor obra de fisiologia do mundo), publicado em 2021.

Isso acontece graças a uma região do hipotálamo chamada "centro motor primário de tremores", uma área que é excitada por sinais de frio da pele e da medula espinhal e é ativada quando a temperatura do corpo cai abaixo de um nível crítico. 

Por causa desse mecanismo natural, a pessoa pode se recuperar da baixa temperatura corporal e, de acordo com o artigo, durante o pico de tremores, a produção de calor no organismo pode aumentar de quatro a cinco vezes frente à taxa normal.

(Talvez você também se interesse por: Quanto tempo uma pessoa pode ficar sem beber água?)

Entretanto, é importante saber o motivo do tremor, pois ele também pode ocorrer em outros momentos. Como explica o MedlinePlus, tremores corporais podem prever o início de uma febre ou ser um sintoma de alguma doença.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados