Vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa

O imunizante foi desenvolvido por uma farmacêutica japonesa e pode proteger contra quatro tipos diferentes do vírus da dengue.

Por Redação National Geographic
Publicado 3 de mar. de 2023, 15:07 BRT

A vacina japonesa é tetravalente, o que permite a proteção contra quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue.

Foto de Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue nesta quinta-feira (02/03). O imunizante Qdenga (TAK-003) é do laboratório japonês Takeda Pharma e é o primeiro liberado no Brasil voltado para a prevenção do contágio.

A aprovação da agência reguladora brasileira segue uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que aprovou a vacina na União Europeia em dezembro de 2022.

A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde (MS) decida pela sua incorporação. Porém, o MS ainda não divulgou informações sobre a disponibilização gratuita do imunizante para a população. A previsão é que isso ocorra ainda em 2023. 

Como funciona e qual a eficácia da vacina da dengue?

vacina japonesa é tetravalente, o que permite a proteção contra quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue. Segundo a Anvisa, o imunizante é seguro para aplicação em pessoas de 4 até 60 anos e deve ser administrado em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações. 

A eficácia da vacina, segundo a avaliação clínica apresentada pela farmacêutica, é de 80,2% tanto em pessoas que já contraíram dengue quanto nas que nunca tiveram contato com o vírus. A análise foi realizada em um período de 12 meses depois da aplicação da vacina. 

Esses resultados foram obtidos depois de um estudo de larga escala, de fase 3 (geralmente a última fase de estudos de imunizantes) conduzido em países endêmicos para dengue, como o Brasil, com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina. 

Segundo os testes divulgados pela Takeda, a vacina reduziu em 84,1% as internações e em 61% os casos sintomáticos na população após 4 anos e meio de vacinação, tempo que duraram os estudos de viabilidade do medicamento. 

Vacinas contra a dengue no Brasil 

Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. 

Esse imunizante, no entanto, é recomendado apenas para quem já foi infectado com o vírus da dengue. Dessa forma, o medicamento oferece proteção contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados