Por que o corpo produz calafrios
Um cientista usa roupas de proteção para evitar expor sua pele a temperaturas extremamente frias nas ilhas Svalbard e Jan Mayen, territórios da Noruega.
O calafrio é uma sensação de frio que as pessoas sentem após a exposição a um ambiente frio. Também pode ser um tremor acompanhado de palidez e sensação de frio, como explica o MedlinePlus, um serviço de informações sobre saúde produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (na sigla NLM).
O que causa os calafrios
De acordo com a NLM, há duas causas principais para que uma pessoa sinta calafrios: a exposição a um ambiente frio ou uma reação por causa de infecções virais e bacterianas.
Os calafrios são causados por rápidas contrações e relaxamentos musculares e se configuram em uma das formas pelas quais o corpo humano gera calor quando sente frio. Portanto, esses tremores geralmente preveem o início de uma febre ou do aumento da temperatura corporal central, acrescenta a NLM. Consequentemente, os calafrios podem ser o sinal de alguma enfermidade atacando o sistema imunológico.
Nem sempre, porém, os calafrios vêm acompanhados de "arrepios", sensação que ocorre devido ao ar frio ou a emoções fortes, como choque ou medo, explica o MedlinePlus.
O serviço de informações da NLM lista ainda algumas das situações relacionadas a calafrios que devem levar o indivíduo a buscar uma consulta médica.
Se houver, por exemplo, sintomas como rigidez no pescoço, confusão, irritabilidade ou lentidão; se os calafrios forem acompanhados de tosse intensa, falta de ar, dor ou queimação abdominal ou micção frequente; se crianças com menos de 3 meses de idade apresentarem temperatura igual ou superior a 38,3 °C ou se a febre durar mais de 24 horas; ou se a febre não melhorar após 3 dias ou durar mais de 5 dias.
Em todos esses casos, a recomendação dos especialistas é buscar ajuda médica especializada.