OMS declara o fim da emergência de saúde global da pandemia de Covid-19

O anúncio alerta, no entanto, que a Covid-19 não deixa de ser uma preocupação mundial. A doença matou 7 milhões de pessoas pelo mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de mai. de 2023, 17:50 BRT

Duas parteiras e irmãs esperam dentro do posto de saúde local para mostrar documentos, incluindo comprovante de vacinação contra COVID-19 e documentos de identidade (2022).

Foto de JANET JARMAN

Na manhã desta sexta-feira, 5 de maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a pandemia de Covid-19 não configura mais como uma emergência sanitária global. O anúncio, que encerra o estado de alerta decretado em 2020, foi feito durante uma coletiva de imprensa com Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, e transmitida pelos canais oficiais da organização. 

Segundo declarações oficiais divulgadas na página do Twitter da OMS, Adhanom afirmou que a decisão foi tomada após a última reunião do Comitê de Emergência da OMS – montado especialmente para a pandemia – e realizada no dia 4 de maio. 

No entanto, alerta o diretor-geral, isso não significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça global à saúde. Nos três anos de pandemia, dados do órgão de saúde mais conservadores, que levam em consideração apenas os casos em que detectaram diretamente a ação do vírus, indicam que 6,9 milhões de pessoas morreram de Covid-19 até outubro de 2022. Mas os números podem estar subestimados

Segundo a OMS, ao considerar as mortes em excesso, ou seja, as que superam as estimativas que seguem as tendências normais de mortalidade, sem a pandemia, as vítimas da doença poderiam chegar a 15 milhões.

A doença, por sua vez, continua a tirar vidas. No anúncio desta manhã, o diretor geral da OMS afirmou que, na semana passada, a Covid-19 foi a responsável pela morte de uma pessoa a cada três minutos. “E milhares de pessoas ao redor do mundo continuam a lutar por suas vidas em unidades de terapia intensiva, enquanto milhões vivem com os efeitos debilitantes da condição pós-covid”, disse Ghebreyesus .

"Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e está em constante mutação. O risco continua de novas variantes surgirem, causando novos surtos de casos e mortes”, alertou o diretor da OMS. 

Para ele, a notícia significa que está na hora de transicionar a estratégia de combate do estado de emergência para o gerenciamento da Covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas.

“A pior coisa que qualquer país poderia fazer agora é usar essa notícia como motivo para baixar a guarda”, ressalta o diretor. “Como comunidade global, o sofrimento que suportamos, as lições dolorosas que aprendemos, os investimentos que fizemos e as capacidades que construímos não podem ser desperdiçados”, afirmou o líder da OMS.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados