Quais tipos de sangue são compatíveis em uma transfusão?
Dependendo do seu tipo sanguíneo, você pode ser considerado um doador universal e nem saber disso.
O evento Rolezinho no Hemorio, convoca pelas redes sociais a população a doar 450 litros de sangue, como parte das atividades de comemoração aos 450 anos da cidade.
É comum ver notícias e campanhas na mídia incentivando a doação de sangue como uma forma de salvar vidas.
No entanto, algo que gera dúvidas em muitas pessoas é sobre quais tipos sanguíneos são compatíveis, isto é, quem pode doar para quem. Antes de responder à pergunta, é necessário entender quais são os diferentes tipos.
Os quatro principais tipos sanguíneos
Segundo a Fundação Pró-Sangue, hemocentro público do estado de São Paulo considerado referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem quatro tipos sanguíneos principais.
São eles: A, B, AB e O. Esses quatro tipos formam o sistema ABO, descrito pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, em 1901.
“Quase quatro décadas após a descoberta do sistema de grupo sanguíneo ABO, outro fato que revolucionou a prática da medicina transfusional foi a identificação, também em humanos, do fator Rh”, acrescenta a Fundação Pró-Sangue.
O Rh mencionado pela instituição é um antígeno que pode ou não estar presente nos glóbulos vermelhos. Se uma pessoa possui esse antígeno, ela é considerada Rh positivo (representado pelo sinal “+”). Caso não tenha, considera-se que é Rh negativo (-).
Na transfusão, qual tipo de sangue pode doar e receber?
De acordo com a Fundação Pró-Sangue, as transfusões devem seguir os critérios abaixo:
Pessoas com sangue A+
Podem doar para A+ e AB+.
Podem receber de A+, A-, O+ e O-.
Pessoas com sangue A-
Podem doar para A+, A-, AB+ e AB-.
Podem receber de A- e O-.
Pessoas com sangue B+
Podem doar para B+ e AB+.
Podem receber de B+, B-, O+ e O-.
Pessoas com sangue B-
Podem doar para B+, B-, AB+ e AB-.
Podem receber de B- e O-.
Pessoas com sangue AB+ (receptoras universais)
Podem receber de A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O- (essas pessoas são consideradas receptoras universais, ou seja, podem receber de todos os outros tipos).
Podem doar para AB+.
Pessoas com sangue AB-
Podem doar para AB+ e AB-.
Podem receber de A-, B-, AB- e O-.
Pessoas com sangue O+
Podem receber de O+ e O-.
Podem doar para A+, B+, AB+ e O+.
Pessoas com sangue O- (doadoras universais)
Podem receber de O-.
Podem doar para A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O- (essas pessoas são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar para todos os outros tipos).
O que acontece se combinar tipos de sangue incompatíveis?
Receber um tipo de sangue incompatível na transfusão causa reações adversas no corpo da pessoa.
“Por exemplo, uma pessoa do tipo sanguíneo B não pode receber sangue do tipo A, pois possui aglutinina anti-A. Isto quer dizer que, se o sangue A for recebido, as hemácias vão aglutinar, formando trombos que podem causar embolia (obstrução de um vaso, frequentemente uma artéria, pela migração de um corpo estranho”, explica a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Saúde.
Entretanto, não há motivo para se preocupar. Com o avanço da medicina, as doações e transfusões de sangue tornaram-se extremamente seguras e obedecem a rígidos protocolos.
Em caso de dúvidas sobre o seu tipo sanguíneo, doações e transfusões, consulte um médico.