A Dinamarca figura como o segundo país mais feliz do mundo, segundo novo ranking publicado pela ...

Qual é o país mais feliz do mundo? Brasil subiu 5 posições no ranking da ONU

Por ocasião do Dia Internacional da Felicidade, a Organização das Nações Unidas publica anualmente um relatório com o nível de bem-estar dos habitantes de mais de 140 países. Quem está no topo da lista, em 2024? E o Brasil, que posição ocupa?

A Dinamarca figura como o segundo país mais feliz do mundo, segundo novo ranking publicado pela ONU. Aqui, duas amigas se divertem pelas ruas de Copenhague, capital dinamarquesa. 

Foto de Cory Richards
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de mar. de 2024, 14:51 BRT

O que é a felicidade? Existe algum segredo para alcançá-la? Há diferentes ideais de felicidade no mundo? Essas e muitas outras são perguntas que têm ocupado filósofos e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento há centenas de anos. 

A felicidade é tão importante que é considerada uma meta humana fundamental de vida, e tem até sua própria data no calendário mundial: o Dia Internacional da Felicidade, celebrado anualmente no dia 20 de março

A data foi promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 a fim de “reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar como aspirações humanas universais e a importância de sua inclusão nas políticas governamentais”, diz a ONU.

Diante dos novos dados, veja quem está no relatório sobre felicidade atual da ONU entre os países mais felizes do mundo e onde se encontra o Brasil nesse ranking. 

No relatório, as classificações de felicidade são divididas por faixa etária. No entanto, há uma escassez global de dados de bem-estar disponíveis para crianças menores de 15 anos, de acordo com o relatório de 2024. Na fotos, duas crianças da África do Sul. 

Foto de United Nations Photo

Veja quais são os dez países mais felizes do mundo 

Todos os anos, o Relatório Mundial sobre a Felicidade é publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU para coincidir com o Dia Internacional da Felicidade. De acordo com essa lista divulgada em 20 de março – que é o resultado de avaliações calculadas em média para os anos de 2021 a 2023 – os dez países mais felizes do mundo são os seguintes:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Israel
  6. Países Baixos
  7. Noruega
  8. Luxemburgo
  9. Suíça
  10. Austrália

Além da Finlândia, os outros três primeiros colocados do ranking são países nórdicos.

Em qual posição está o Brasil no ranking dos países mais felizes do mundo? 

Embora não façam parte da lista com os dez países mais felizes do mundo, algumas nações latino-americanas – entre elas o Brasil – aparecem entre os top 50 da lista para todas as idades. 

De 2023 para 2024, o Brasil subiu cinco posições no ranking geral. Dentro da América Latina, no entanto, o Brasil fica atrás de Uruguai (26º) e Chile (38º) na lista geral.

Já Costa Rica, em contrapartida, é o país latino-americano mais próximo de entrar no top 10 do ranking mundial. Estes são os países melhor classificados na América Latina – e suas posições:

Costa Rica: 12º 

México: 25º. 

Uruguai: 26º.

El Salvador: 33º

Chile: 38º

Panamá: 39

Guatemala: 42º

Nicaragua: 43º

Brasil: 44º

Argentina 48º 

Outros integrantes de América Central, Caribe e América do Sul também incluídos na lista são: Paraguai (57º), Honduras (61º), Jamaica (67º), Peru (68º), República Dominicana (69º), Bolívia (73º), Equador (74º), Colômbia (78º) e Venezuela (79º).

(Talvez você se interesse por: Qual é o menor país do mundo?)

mais populares

    veja mais

    Um grupo de amigas celebra em Cingapura. O sul da Ásia, no entanto, está entre as regiões em que o bem-estar diminuiu para os jovens de 15 a 24 anos, desde 2019, como conta o relatório. 

    Foto de Cory Richards

    Qual é o país mais infeliz do mundo?

    Enquanto a Finlândia está no topo da lista geral pelo sétimo ano consecutivo, o Afeganistão continua no final da classificação geral como a nação "mais infelizdo mundo por mais um ano.

    Por outro lado, a Letônia (46º) e o Congo (89º), com aumentos de 44 e 40 posições, respectivamente, entre 2013 e 2024, foram as nações com maiores aumentos nas avaliações de vida registradas na pesquisa.

    Quais são os países mais felizes para cada idade 

    O relatório também oferece classificações separadas por faixa etária. A Lituânia está no topo da lista como o país mais feliz para crianças e jovens com menos de 30 anos, enquanto a Dinamarca é a nação mais feliz do mundo para pessoas com mais de 60 anos.

    Ao comparar gerações, os nascidos antes de 1965 são, em média, mais felizes do que os nascidos depois de 1980. Entre os millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1996, de acordo com a classificação da Encyclopaedia Britannica - plataforma de conhecimento do Reino Unido), a autoestima diminui a cada ano de idade, enquanto entre os classificados como boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964), a satisfação com a vida aumenta com a idade, como descreve o relatório.

    Para os jovens de 15 a 24 anos, as descobertas mostram que seu bem-estar diminuiu basicamente em boa parte das regiões do planeta (América do Norte, Europa Ocidental, Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia) desde 2019. Entretanto, o relatório reconhece que há uma "notável escassez global de dados de bem-estar disponíveis para crianças menores de 15 anos".

    O documento esclarece que, no caso de eventos cataclísmicos que ocorreram durante um determinado ano, seu impacto nas classificações depende do momento da pesquisa e pode ser atenuado na média de três anos. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados