Vista ao anoitecer da Calle Florida, famosa rua de compras de Buenos Aires, na Argentina.

Quais são os maiores países da América Latina?

Cerca de 20 países fazem parte desta região do globo, que tem características culturais bastante distintas. Três deles possuem grandes dimensões territoriais e se destacam no cenário socioeconômico.

Vista ao anoitecer da Calle Florida, famosa rua de compras de Buenos Aires, na Argentina.

Foto de BOB KRIST
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de fev. de 2024, 15:00 BRT

América Latina não é um continente, e sim um conjunto de países situados nas Américas, os quais possuem um laço cultural de língua e costumes por terem sido colonizados por países europeus de línguas derivadas do latim (espanholportuguês ou francês), como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). Esse fato se dá em oposição à América anglófona – na qual a língua oficial é o inglês, e se refere a Estados Unidos e Canadá, localizados no norte do continente. 

Quase todos os países da América do Sul (exceto a GuianaSuriname) integram a América Latina, que engloba também o México (que fica geograficamente na América do Norte), parte da América Central (exceto Belize) e das ilhas do Caribe

Os povos dessa grande área compartilharam a experiência de terem sido colonizados por EspanhaPortugal e França do final do século 15 ao século 17, bem como têm em comum os movimentos da maioria deles para se tornarem independentes de seus colonizadores no início do século 19, como relata o site britânico.

Compreendendo uma grande e diversa área de norte a sul do continente americano, três países da América Latina se destacam por sua dimensão territorial, grande número populacional e importância sócioeconômica na região. Descubra quais são eles a seguir: 

Brasil: o maior país da América Latina

Foto de São Paulo feita do telhado do Edificio Copan, no centro da capital paulista. 

Foto de João Pina

Brasil está localizado na América do Sul e ocupa metade da massa terrestre do continente. É o maior país em dimensão territorial e também em relação à qualidade de habitantes da América Latina e o quinto maior país do mundo, superado em tamanho apenas pela RússiaCanadáChinaEstados Unidos, sendo que seu território possui mais de 8,5 milhões de km², como conta o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Brasil também é o país mais populoso da América Latina, atualmente com uma população de pouco mais de 203 milhões de habitantes, segundo dados do censo de 2022 do IBGE). E é no Brasil que se encontra uma das cidades mais populosas do mundoSão Paulo, ocupante do quinto lugar no ranking atualmente. 

O país, cuja a língua oficial é o português (é o único país latino-americano lusófono), possui uma costa para o Oceano Atlântico de 7.400 km de litoral e compartilha mais de 15.700 km de fronteiras terrestres com todos os países sul-americanos, exceto Chile e Equador. 

Sua importância econômica para a região é enorme. O Brasil é um dos gigantes mundiais da mineraçãoagriculturapecuáriamanufatura, sendo um dos principais produtores de uma série de minerais, como ferro, estanho, manganês, ouro, quartzo, diamantes e outras pedras preciosas. 

O país também é o principal produtor mundial de café, laranja e mandioca, além de ter uma importante produção também de açúcar, sojacarne bovina.

mais populares

    veja mais

    Argentina: o gigante do Sul

    segundo maior país da América Latina é também o segundo em extensão territorial na América do Sul. Trata-se da Argentina. De acordo com dados da Encyclopædia Britannica, a Argentina ocupa a maior parte da porção sul continente sulamericano, que compreende também imensas planíciesdesertostundrasflorestas, bem como altas montanhasrios e milhares de quilômetros de costa oceânica do Atlântico – sendo o oitavo maior país do mundo.

    Com mais de 2,7 milhões de km², a Argentina possui atualmente uma população de mais de 46 milhões de habitantes, segundo dados do censo argentino realizado em 2022. O nome do país vem da palavra latina para prataargentum – e a Argentina é, de fato, uma grande fonte de minerais valiosos. Mais importante, no entanto, tem sido a sua produção de gado e cereais ao longo do tempo, como indica a enciclopédia inglesa.

    Argentina faz fronteira com o Chile ao sul, a oeste, com a Bolívia e com o Paraguai ao norte, e ao leste a fronteira é com o Brasil, o Uruguai e o Oceano Atlântico, tendo uma costa que se estende por cerca de 4.700 km. O país se destaca por uma geografia bem diversa e rica, tendo parte da Cordilheira dos Andes em seu território ao Norte e a maior porção da Patagônia ao sul. 

    Milhares de peregrinos lotam a praça de Nossa Senhora de Guadalupe, na capital mexicana, nos dias que antecedem Festa da Virgem de Guadalupe, data importante no México.

    Foto de SAMANTHA M. CABRERA FRIEND

    México: a grande presença latina no Norte

    terceiro maior país da América Latina é o único representante da região a fazer parte da América do Norte (continente que divide com os Estados Unidos e o Canadá). Atualmente, o México é uma das principais forças econômicas e políticas da região. 

    O país possui uma base industrial diversa, muitos recursos minerais, um amplo setor de serviços e é no México que se encontra a maior população de falantes de espanhol do mundo, cerca de duas vezes e meia maior do que a da Espanha ou da Colômbia, como exemplifica a Britannica

    México possui um território de 1,9 milhões de km² e sua população atualmente é de mais de 129 milhões de habitantes, segundo dados oficiais do governo mexicano. Mais da metade das pessoas vive no centro do país, enquanto vastas áreas do norte árido e do sul tropical são quase despovoadas. A capital do país, a Cidade do México, é hoje uma das mais populosas do mundo, sendo a sexta no ranking. 

    Ao norte, o país compartilha uma grande fronteira com os Estados Unidos, e é limitado a oeste e ao sul pelo Oceano Pacífico. Já a leste, tem sua costa no Golfo do México e no Mar do Caribe. A sudeste, o México faz fronteira com a Guatemala e Belize.

    O México é um país culturalmente muito rico, com grande presença cultural e arquitetônica de grandes civilizações pré-colombianas, como se pode encontrar em Teotihuacán (centro urbano criado pelo povo Theotihuecanes, antecessor dos MaiasAztecas) ou nas pirâmides maias localizadas nas cidades de Chichén ItzáTulum, de acordo com a Britannica.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados