Qual é o hormônio da felicidade?

O sentimento de felicidade pode ser associado a fatores externos, como dinheiro, viagens ou outras interações sociais. Mas a ciência também aponta que substâncias produzidas pelo corpo têm seu papel em melhorar o humor.

Em um evento de reconhecimento de funcionários da empresa, os funcionários são entretidos por um comediante drag de Cingapura. Cingapura.

Foto de Cory Richards
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de nov. de 2022 10:13 BRT

Os fatores que influenciam na felicidade podem ser apontados tanto no comportamento, em indicadores sociais e econômicos, como em questões biológicas, cognitivas e de personalidade. 

Segundo um artigo disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, entre os indicadores da biologia para a felicidade está um hormônio que costuma se destacar na função de melhorar o humor: trata-se da serotonina.

(Veja também: Existe um segredo para a felicidade? Esse estudo pode dar uma dica)

Como o hormônio da felicidade afeta o humor

Segundo o artigo, intitulado Felicidade e Saúde: Os Fatores Biológicos, a serotonina é diretamente associada aos estados emocionais que medem a satisfação, a felicidade e o otimismo. Ela é responsável por inibir sensações como ira, agressividade, calor corporal, mal humor, insônia, náusea e falta de apetite.

Um casal recém-casado celebra seu casamento com amigos em "Dia del Amor". La Paz, Bolívia.

Foto de Andrea Bruce

O neurotransmissor é uma substância produzida no Sistema Nervoso Central e está presente em abundância no trato gastrointestinal. Entretanto, ela atua no corpo inteiro, sendo considerada como um estabilizador natural do humor. 

Quando a serotonina está em seus níveis normais, ela proporciona sensação de felicidade, calma, foco e estabilidade emocional. Além disso, ela ajuda a regular o sono, a fome e a digestão, sendo importante para manter a saúde óssea, curar feridas, estimular os movimentos intestinais e reduzir a depressão e a ansiedade.

Como estimular a produção de serotonina 

Outro estudo, publicado pelo Jornal de Psiquiatria e Neurociência, e intitulado “Como aumentar a serotonina no cérebro humano sem drogas”, existem algumas formas naturais de estimular a produção de serotonina pelo corpo. 

Entre elas, a publicação menciona a exposição à luz do sol, o exercício físico e a meditação como ações que aumentam a função da serotonina no cérebro humano. 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Quais são os sintomas da ansiedade?
Cultura
Qual é o país mais infeliz da América Latina?
Ciência
Como ser multitasking nos afeta: 3 efeitos da multitarefa
Ciência
Estes são os efeitos nocivos do consumo de álcool no cérebro
Ciência
O que acontece se você comer frutas todos os dias

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados