O que é uma bactéria?

Esses microrganismos estão ligados à existência humana desde como afetam a saúde das pessoas até aos avanços médicos que precisaram deles para existir.

Publicado 5 de jun. de 2024, 17:00 BRT

A ilustração mostra 17 tipos de bactérias distintos encontrados na natureza. Esses microorganismos vivem também no corpo humanos, aos milhares, explicam as fontes médicas.

Foto de Jane Hurd

Quando vistas sob as lentes do microscópio, as bactérias mostram como são diversas e, ao contrário do que se pode imaginar na crença popular, a maioria delas não é prejudicial aos seres humanos. Alguns desses microrganismos desempenham um papel crucial na digestão, na destruição de células patogênicas e no fornecimento de vitaminas essenciais ao corpo, detalha o Medline Plus – um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM)

Ainda que muitas bactérias sejam benéficas para a saúde e, por isso, é importante conhecê-las, diversas outras causam doenças graves. Por isso, descubra a seguir que tipo de organismos são as bactériasquais suas várias formasfunções. Saiba também alguns dos impactos desses seres minúsculos na naturezana vida humana.

Na foto, um cientista testa a resistência da vida terrena congelando bactérias. Esses microorganismos também são responsáveis por doenças que podemos ser mortais para os humanos.

Foto de Jonathan Blair

Bactérias “boas” vivem no corpo humano

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos (NHGRI), estima-se que existam mais bactérias no corpo humano do que células. A maioria delas é inofensiva e até mesmo benéfica para a saúde, acrescenta a fonte; apenas uma pequena fração das espécies bacterianas é patogênica e pode causar doenças, acrescenta o NHGRI.

"As bactérias são organismos procarióticos unicelulares, encontrados em quase todos os lugares da Terra. Elas são vitais para os ecossistemas do planeta”, detalha a fonte. O NHGRI acrescenta: "Algumas espécies de bactérias podem viver em condições realmente extremas de temperatura e pressão".

Quando vistos de perto, esses microrganismos mostram seus vários formatos: podem ser esféricosalongados ou espirais. No sistema digestivo humano existem bactérias essenciais, especialmente no intestino, que trabalham para o funcionamento adequado do corpo e ajudam em processos como a absorção de nutrientes, acrescenta a agência dos Estados Unidos sobre saúde.

(Vale a pena ler também: As 7 doenças graves que podem ser causadas pelas enchentes)

Doenças graves causadas por bactérias

Por outro lado, algumas das enfermidades graves que afetam as pessoas são causadas por bactérias, que podem ficar resistentes a tratamentos antibióticos

Entre essas doenças – capazes de gerar quadros até mortais ao atacar o organismo de múltiplas formas – estão a salmonella (Salmonellose), responsável por intoxicações alimentares (e que pode provocar infecções graves e a morte); a leptospirose, proveniente da bactéria do gênero Leptospira, presente na urina do rato e também mortal; e a meningite bacteriana, que afeta as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) com uma grande inflamação e é altamente transmissível. Estas são só algumas das mais comuns, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde do Brasil.