O que é o Vesak, o dia da Lua Cheia considerado sagrado para milhões de pessoas?
Diversos países da Ásia têm no Vesak uma das datas mais importantes de seu calendário de celebrações – sendo um dos grandes feriados religiosos do planeta.

Um registro da cidade de Colombo, capital do Sri Lanka, enfeitada para a celebração do feriado de Vesak, em maio de 2011.
Apesar da Lua Cheia se repetir todos os meses nos céus, existe uma data que faz dessa fase da Lua um dos dias mais sagrados do calendário para milhões de pessoas. Trata-se do Vesak, celebrado pelos budistas ao redor do mundo e que comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, o líder espiritual de uma das religiões mais antigas do mundo.
É como informa um artigo sobre o tema publicado no site das Nações Unidas (ONU). “Foi no Dia de Vesak, há 2.500 anos, mais precisamente em 623 a.C., que Buda nasceu. Foi também nesse dia que Buda alcançou a iluminação e foi também o dia em que ele faleceu aos 80 anos de idade”, continua a fonte.
A data é um importante feriado para o budismo, em especial em países do leste e do sudeste asiático. “Ela acontece na Lua Cheia do mês lunar de Vesakha, o quarto mês do calendário lunar – que pode cair em abril, maio ou junho segundo o calendário gregoriano”, informa um artigo da Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido) dedicado à efeméride.
“Em 1950, a World Fellowship of Buddhists [uma organização budista internacional] tornou o Vesak um feriado internacional a ser comemorado na primeira Lua Cheia de maio”, explica a Britannica. Anos depois, em 1999, foi a vez das Nações Unidas nomearem o Vesak como um feriado internacional, afirma a Britannica.
(Vale a pena ler também: O que é a cerimônia de entronização do Papa e o que ela significa?)

Monges budistas se curvam e rezam diante de uma imponente estátua dourada de Buda no templo budista Wat Suthat, em Bangkok, na Tailândia.
Qual é a origem do Vesak, o dia da Lua Cheia?
Ainda segundo a Britannica, a origem exata dessa celebração não é clara e “não está atestada nas primeiras fontes canônicas budistas”.
“O feriado aparece explicitamente no Mahavaṃsa [manuscrito que é um registro do budismo] – a crônica histórica do Sri Lanka dos séculos 5 e 6", diz a plataforma.
“Festivais com alguma semelhança são registrados no relato do peregrino budista chinês Faxian, que visitou a Índia no início do século 5. Alguns sugerem que ele foi introduzido no Sri Lanka com a expansão do budismo para a ilha durante a época de Ashoka (século III a.C.)”, mas é possível que o festival “tenha raízes mais antigas ou mais regionais” perdidas na história, enfatiza a fonte.
(Conteúdo relacionado: No Dia Internacional da Lua, explore o satélite da Terra por meio destes 5 fatos fascinantes)

Budistas do Sri Lanka acendem velas em homenagem ao nascimento, iluminação e morte de Buda no festival Vesak.
A data é importante especialmente para uma vertente do budismo chamada Theravada, que é considerada a mais antiga da religião. Ela é praticada principalmente em Sri Lanka, Myanmar, Tailândia, Laos e, em menor escala, Camboja e Vietnã, segundo explica a Sociedade Budista do Brasil.
“O Vesak é marcado por serviços devocionais especiais e vários atos como a entrega de alimentos ou esmolas aos monges ou a libertação de pássaros em cativeiro”, finaliza a Britannica.
