O Papa Leão 14 acena para as pessoas reunidas na Praça de São Pedro já como ...

O que é a cerimônia de entronização do Papa e o que ela significa?

A série de rituais que um novo papa precisa seguir após o conclave termina com a missa de entronização. Recém-eleito, Leão 14 deve realizá-la em público, no Vaticano.

O Papa Leão 14 acena para as pessoas reunidas na Praça de São Pedro já como novo pontífice. Esta é uma das partes do ritual que oficializa a autoridade do papa eleito.

Foto de Mazur/cbcew.org.uk (CC BY-NC-ND 2.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de mai. de 2025, 11:00 BRT

Após o conclave eleger o novo Papa, a série de rituais que se sucedem para confirmar o líder supremo da Igreja Católica segue uma rigorosa sequência. Pode-se dizer que esse primeiro momento do pontífice eleito termina com a entronização. Ela é a confirmação oficial da autoridade do escolhido e de seu posto como sucessor de São Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja Católica, como explica o site Vatican News (o  portal de informação da Santa Sé).

Assim que é confirmado pelo colégio de cardeais, o papa eleito se prepara para ser apresentado ao mundo, o que acontece com sua aparição na sacada da Basílica de São Pedro. Lá ele tradicionalmente faz o discurso “Urbi et Orbi” (expressão em latim que significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”) de frente para a Praça de São Pedro, depois de saudar os fiéis do catolicismo romano, detalha a Enciclopédia Católica (plataforma online norte-americana que reúne dados sobre a constituição, a doutrina, a disciplina e a história da Igreja Católica). 

Vista da Praça São Pedro, espaço que fica diante da Basílica de São Pedro e lugar ...

Vista da Praça São Pedro, espaço que fica diante da Basílica de São Pedro e lugar onde é realizada a cerimônia de entronação do novo papa sempre que ele é eleito. Ao contrário do conclave, que é feito a portas fechadas, a Missa de Início do Ministério Petrino é realizada em público.

Foto de ume-y (CC BY 2.0)

Imediatamente na manhã seguinte, continua a fonte online, acontece a primeira missa celebrada como novo pontífice, feita na Capela Sistina. Alguns dias depois, por sua vez, é chegada a hora da missa de entronização papal, também chamada de Missa de Início do Ministério Petrino – cerimônia para sacramentar a escolha do novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, explica a enciclopédia.

O atual novo Papa será entronizado em 18 de maio de 2025, data que marcará oficialmente o início do pontificado do Leão 14 – nome adotado por Robert Prevost, o cardeal estadunidense que também tem nacionalidade peruana, eleito o 267º pontífice do catolicismo romano após a morte do Papa Francisco, informa o Vatican News.

entronização do Papa Leão 14 acontece na Praça São Pedro e, ao contrário da cerimônia do conclave, que é feita a portas fechadas (ou seja, em sigilo), a coroação deve ser feita publicamente para fazer a consagração do líder religioso escolhido por seus pares na Igreja Católica, continua a enciclopédia. 

mais populares

    veja mais
    Após a eleição de Robert Prevost no conclave, os cardeais acenam da sacada da Basílica de ...

    Após a eleição de Robert Prevost no conclave, os cardeais acenam da sacada da Basílica de São Pedro para as pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

    Foto de Mazur/cbcew.org.uk (CC BY-NC-ND 2.0)

    Os significados da entronização papal 

    cerimônia de entronização do novo pontífice tem origens antigas seculares. Se hoje esse posto é ocupado por alguém que vem do colégio de cardeais, na Idade Média eram os bispos que concorriam ao posto de Papa, diz a Enciclopédia Católica.

    “Após receber a consagração episcopal, o bispo recém-consagrado era solenemente conduzido ao trono episcopal, do qual tomava posse. Ele recebia o ósculo da paz ouvia a leitura de uma passagem da Sagrada Escritura, após o que pronunciava um discurso”, relata a plataforma.

     Seu objetivo, continua a fonte, é “proclamar ao mundo cristão que o papa recém-eleito era o legítimo sucessor de São Pedro”. Portanto, trata-se de uma forma de reafirmar a autoridade papal e a sucessão da liderança da Igreja Católica.

    Uma curiosidade sobre a cerimônia de entronização conta que, na Idade Média, o pontífice eleito era proibido de participar da administração da Igreja até que essa primeira missa fosse celebrada. Foi apenas a partir de 1059 que o Papa Nicolau 2º "declarou que a omissão da entronização não impedia o papa de atuar na Igreja”, diz a fonte online. 

    “Esse costume desapareceu devido ao fato de que, naquele período, os papas raramente residiam em Roma”, continua. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados