Superlua dos Cervos 2023: por que tem esse nome e quando será possível vê-la

A Superlua dos Cervos de 2023 acontece nesta segunda-feira, 3 de julho, e é conhecida também por outros nomes – como Superlua de Trovão ou Superlua de Salmão.

Lua cheia sobre o Saint Mary's Lake no Glacier National Park, em Montana.

Foto de Keith Ladzinski
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de jul. de 2023, 12:25 BRT

Uma superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu do satélite (sua maior aproximação da Terra), como explica a Nasa. Por isso mesmo, para quem gosta de observar a Lua, a noite desta segunda-feira, 3 de julho, será o momento perfeito, já  que é quando acontece a chamada Superlua dos Cervos. 

De acordo com o Farmers' Almanac, um compêndio de conhecimento sobre tópicos como astronomia e jardinagem publicado desde 1818 nos Estados Unidos, o horário de iluminação máxima dessa superlua ocorrerá às 8h39 da manhã no Brasil (no horário de Brasília). 

"A Lua aparecerá cheia por três dias nessa época, de sábado à noite até terça-feira à noite", informa a agência espacial americana.

(Talvez você se interesse por: Por que a Lua afeta o estado do mar)

Por que esta Lua é chamada de Superlua dos Cervos

De acordo com a Nasa, a a Superlua dos Cervos é assim chamada porque o fenômeno astronômico coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos, que passam a emergir nas testas dos animais no início do verão do Hemisfério Norte. 

Quais outros nomes têm a Superlua dos Cervos?

A agência dos Estados Unidos informa ainda que o evento também é conhecido como Lua do Trovão devido às frequentes tempestades típicas no início do verão do Hemisfério Norte.

Ainda de acordo com o Farmers' Almanac, outro nome popular é Lua do Salmão, batizado em homenagem aos nativos do Alasca devido à coincidência do fenômeno com a corrida do salmão nos rios da América do Norte.

Na Europa, conclui a Nasa, a Superlua dos Cervos também é conhecida como a Lua do Feno porque coincide com a época da produção de feno. Enquanto isso, para hindus, budistas e jainistas (adeptos da religião indiana Jain Dharma), essa é a Lua Cheia do Guru (Guru Purnima), celebrada como um momento para limpar a mente e honrar o guru ou professor espiritual.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados