Qual é a função da Lua na Terra?
Uma visão do Mar da Tranquilidade da Lua feita pela tripulação da Apollo 8.
A origem da Lua remonta à colisão de um corpo espacial do tamanho de Marte com a Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Os detritos que permaneceram do impacto acumularam-se para moldar o atual satélite natural.
A Lua, que está coberta por uma camada de material não consolidado (solto) composta por grãos minerais, fragmentos de rocha e poeira chamada de regolito lunar, está a uma distância média da Terra de 384 400 quilômetros, de acordo com o site da Nasa.
Papel da Lua na Terra
Da Terra, é possível observar sempre a mesma face da Lua porque ela gira sobre seu próprio eixo na mesma velocidade que gira em torno da Terra (ou seja, está em rotação síncrona com o nosso planeta).
Segundo informações da Nasa, o terceiro planeta do Sistema Solar seria um mundo bem diferente se a Lua não existisse, já que sua gravidade impede que a Terra oscile demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima.
Da mesma forma, a Lua também desempenha um papel importante na criação das marés nos oceanos, uma influência que foi destacada por muitas culturas em diferentes épocas ao longo dos anos.