Por que a Lua afeta o estado do mar
A costa da Fitzgerald Marine Reserve é coberta na maré alta, na Califórnia.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), as marés dos oceanos são o movimento de subida ou descida da água nas margens do mar. O comportamento depende da atração gravitacional entre a Lua e, em menor grau, o Sol.
(Leia mais: O que é um eclipse lunar)
Qual a relação da Lua com as marés?
A Lua está a 385 mil quilômetros da Terra e ambos exercem força gravitacional um sobre o outro, de acordo com a ESA. Como o satélite tem uma órbita elíptica (circunferência plana e alongada, em vez de um círculo), a força gravitacional exercida comporta-se de acordo com a distância entre eles:
- Quando a Lua está no perigeu (ponto mais próximo da Terra), "a força da maré é 20% maior do que a média", explica a ESA. Nesse momento, os níveis de água nas superfícies mais próximas da Lua aumentam em cerca de dez metros.
- Já quando a Lua está no apogeu (ponto mais distante da Terra) "a força é 20% menor que a média", diz a agência, e os níveis de água se normalizam.
Você pode se interessar pelo próximo vídeo:
Que outros fatores modificam o comportamento do mar
Outro fator condicionante da força da maré é o Sol, que a Nasa explica que não exerce tanta força gravitacional quanto a Lua. De acordo com a agência norte-americana, "quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham (Lua Cheia ou Lua Nova), as marés lunares e solares se reforçam mutuamente, dando origem a marés vivas".
(Conteúdo relacionado: O que é o Sistema Solar e como ele é composto?)
As marés vivas condicionam os oceanos de tal forma que produzem as marés altas e baixas mais proeminentes no nível do mar, diz a Nasa. Isto ocorre a cada duas semanas, assim como as fases lunares envolvidas no evento.
Entretanto, o clima da Terra também modifica o nível do mar. O vento pode afastar a água da costa ao mesmo tempo em que a maré baixa, evidenciando ainda mais o estado da maré. Tempestades e furacões também podem causar marés muito mais altas do que as que ocorrem no perigeu da Lua.