Quando poderá ser vista a chuva de meteoros Ursídeas?

Antes do final de dezembro, o céu no Hemisfério Norte fica iluminado por uma chuva de meteoros da constelação da Ursa Menor.

A chuva de meteoros marca o solstício de inverno no Hemisfério Norte. 

Foto de Babak Tafreshi
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de dez. de 2023, 12:00 BRT

Uma chuva de meteoros é um fenômeno do céu que pode ser observado sem o uso de telescópios espaciais ou binóculos. De acordo com a Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), tudo o que se precisa fazer para acompanhar um evento como este é olhar para o céu (de qualquer ponto), relaxar os olhos e ser paciente. 

Para encerrar o ano, os observadores do céu noturno poderão aproveitar a chuva de meteoros Ursídeas. Ela vem dos detritos de poeira e rocha espacial do cometa 8P/Tuttle, que entrarão na atmosfera da Terra e darão início à temporada de inverno no hemisfério norte, diz a agência espacial. 

Descubra quando e como observar a chuva de meteoros Ursídeos abaixo.

De onde vem a chuva de Meteoros Ursídeas 

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, as Ursídeas recebem esse nome devido ao radiante de onde a chuva de meteoros se origina. No caso dos meteoros Ursídeas, eles vêm da constelação da Ursa Menor

chuva de meteoros Ursídeas é uma chuva de menor escala, com cerca de cinco a dez meteoros visíveis por hora. Devido à localização de sua coordenada eclíptica (a posição de um objeto celeste), esse fenômeno do firmamento só pode ser visto do Hemisfério Norte, informa a agência.

Tudo o que você precisa saber para ver a chuva de estrelas Ursídeas 

chuva de meteoros Ursídeas de 2023 ocorrerá nos dias 22 e 23 de dezembro e terá seu pico por volta do solstício de inverno (o caso do Hemisfério Norte), de acordo com o Farmer's Almanac (almanaque de informações sobre astronomia e meteorologia desde 1818 nos Estados Unidos). 

Como a chuva de meteoros coincide com a fase de lua cheia, a visualização de meteoros pode ser prejudicada, alerta a revista norte-americana. Entretanto, a madrugada de 23 de dezembro será uma ótima oportunidade para tentar ver uma estrela cadente.

Para assistir a uma chuva de meteoros, o Farmer's Almanac recomenda localizar um espaço aberto e agradável com vista para o céu e livre de poluição luminosa

O melhor momento para observar a atividade no céu será durante a meia-noite e ao amanhecer de cada dia, portanto, a fonte sugere que você se mantenha aquecido se estiver exposto ao frio do inverno.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados