Quando ver a espetacular chuva de estrelas Geminídeas

A chuva de estrelas Geminídeas é uma das mais impressionantes do ano por vários motivos – como a cor que deixa no céu. Prepare-se para apreciar um fenômeno único.

Vista do céu noturno do parque nacional Gila Forest, no Novo México, Estados Unidos.

Foto de Katie Orlinsky
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de dez. de 2023, 12:01 BRT

O início da manhã de 14 de dezembro de 2023 será um bom momento para olhar para o céu. A chuva de estrelas Geminídeas ocorrerá e, embora se espere que esteja ativa entre 19 de novembro e 24 de dezembro, ela atingirá seu pico (quando o maior número de meteoros cai por hora) na noite de 13 para 14 de dezembro, de acordo com a Nasa (agência espacial norte-americana).

Dependendo da escuridão do local, será possível ver entre 60 e 120 estrelas cadentes por hora durante a noite, explica o Farmers' Almanac, um compêndio de informações meteorológicas e astronômicas, entre outras.

O que é a chuva de meteoros Geminídeas?

As Geminídeas são estrelas cadentes causadas por fragmentos do asteroide 3200 Phaethon, com um rastro de detritos orbitando o Sol. Todos os anos, durante o mês de dezembro, a Terra encontra esse rastro de detritos, causando a chuva de meteoros ou "chuva de estrelas".

Por que observar a chuva de estrelas Geminídeas?

Embora o fenômeno da chuva de estrelas seja comum em diferentes épocas do ano, essa é especial.

Como ressalta Bill Cooke, chefe do Meteoroid Environment Office no Marshall Space Flight Center da Nasa, em Huntsville, Alabama (Estados Unidos), a maioria dos meteoros é incolor ou branca, mas as Geminídeas são esverdeadas. "Elas são muito bonitas. 

A agência espacial explica que a cor dos meteoritos depende de sua composição química, que determina suas cores quando eles queimam na atmosfera da Terra. "Oxigênio, magnésio e níquel tendem a produzir o verde”, explica o especialista.

Além de sua tonalidade, as Geminídeas têm outro ponto a seu favor que as torna atraentes para os observadores do céu: embora sejam mais bem vistas à noite e antes do amanhecer, são visíveis em todo o planeta por quase 24 horas.

Como ver as Geminídeas

Como em todos os eventos desse tipo, o que é necessário para se ver esse evento astronômico é um céu limpoescuridão e um pouco de paciência. Não há necessidade de olhar em nenhuma direção específica, pois os meteoros geralmente são vistos em todo o céu, conclui a agência espacial, diz a agência norte-americana.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados