O que são estrelas cadentes
Este é um espetáculo imperdível no céu noturno: descubra como ele acontece.
Uma estrela cadente brilha sobre o vulcão Villarica e o lago Villarica, no Chile.
Para entender o que são estrelas cadentes, é preciso saber primeiro o que são os meteoroides. De acordo com a Nasa, trata-se de “objetos no espaço que variam em tamanho, desde grãos de poeira até pequenos asteroides".
Quando os meteoroides entram na atmosfera da Terra, eles passam a ser chamados de meteoros e, por estarem em alta velocidade, queimam, deixando rastros brilhantes de luz no céu noturno. Essas bolas de fogo são chamadas de estrelas cadentes.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), estrelas cadentes são vistas constantemente e para observá-las basta olhar atentamente para o céu durante uma noite clara.
Da mesma forma, continua a entidade, em certas épocas do ano a Terra passa por um rastro de detritos empoeirados deixados por um cometa que interage com a atmosfera, então o número de estrelas cadentes aumenta, causando as chuvas de meteoros.
(Também pode lhe interessar: Fenômenos astronômicos de dezembro de 2022: onde e quando vê-los)
Esses eventos ocorrem anualmente ou em intervalos regulares à medida que a Terra passa pelo rastro de cometas.
As chuvas de meteoros geralmente recebem o nome de uma estrela ou constelação próxima de onde os meteoros aparecem no céu. Uma das mais famosas, diz a Nasa, são as Perseidas, que atingem o pico em agosto de cada ano e tem origem no cometa Swift-Tuttle.