Apesar de estarem a distâncias diferentes do Sol, Urano e Netuno têm temperaturas semelhantes. Isso ainda ...

Quais são os planetas mais frios do Sistema Solar?

Localizados a bilhões de quilômetros do Sol, esses gigantes gelados compartilham muitas semelhanças.

Apesar de estarem a distâncias diferentes do Sol, Urano e Netuno têm temperaturas semelhantes. Isso ainda surpreende os cientistas. Acima, uma montagem de imagens planetárias tiradas por espaçonaves operadas pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, Estados Unidos.

Foto de NASA/JPL
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de jun. de 2024, 12:05 BRT

Localizados nos confins do Sistema SolarUrano Netuno se destacam por suas condições geladas de temperatura. Esses planetas extremamente frios localizados a bilhões de quilômetros do Sol, têm fascinado os astrônomos desde suas descobertas em 1781 e 1846, respectivamente. 

Ainda que estejam longe da Terra, vale explorar as características mais notáveis de Urano e Netuno, com destaque para suas temperaturas e atmosferas bastante particulares.

Urano está a mais de 2,8 bilhões de quilômetros do SolO sétimo planeta do Sistema Solar é gigante e gelado, e vem sendo estudado pelos cientistas desde que o astrônomo William Herschel o descobriu em 1781. 

Ele também se destaca como um dos planetas mais frios do Sistema Solar, afirma a Agência Espacial Europeia (ESA). Isso porque sua temperatura pode chegar a incríveis 214 °C negativos

Uma das características mais notáveis de Urano é sua inclinação axial, que faz com que ele gire quase lateralmente em relação à sua órbita. Por conta desse fenômeno, seus polos têm estações que duram décadas. Quer um exemplo? Verões e invernos em Urano duram 21 anos, de detalha o site especializado Space

“Durante quase um quarto de cada ano uraniano, o Sol brilha diretamente sobre cada polo, mergulhando a outra metade do planeta em um em um inverno escuro e congelante”, explica a Nasa.

Qual é a temperatura de Netuno?

Localizado a uma média de 4.506 milhões de quilômetros do Sol, Netuno (o oitavo planeta a partir do Sol) tem uma atmosfera densa e é coberto por nuvens em constante mudança. 

Por estar tão longe da estrela, suas temperaturas são muito baixas: a média em Netuno é de -218 ℃, diz a Nasa.

“Por que esses dois planetas têm quase a mesma temperatura, apesar de estarem a distâncias tão diferentes do Sol, continua sendo um mistério”, conclui a Nasa.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados