O que é uma frente fria?
Nuvens de uma frente fria se move sobre as Montanhas Gothic, na América do Norte, e cobrem a paisagem.
Da queda de neve a tempestades, as frentes frias têm um impacto significativo em várias regiões do mundo. Entender como elas funcionam e quais são seus efeitos é fundamental para prever as mudanças nas condições climáticas e tomar as precauções necessárias para pessoas e animais a serem afetados.
Para saber melhor como esse fenômeno meteorológico funciona, National Geographic explora em detalhes o que é uma frente fria, como ela é produzida e quais são seus efeitos, de acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México (Semarnat).
(Leia mais: O que são nuvens funil e como elas se formam?)
As frentes frias não apenas causam temperaturas baixas, mas também podem trazer chuva, tempestades, neve e vento. A imagem mostra o sol aparecendo através de árvores densas em uma floresta coberta de neve em Amherst, Maine, EUA.
Como se forma uma uma frente fria?
Uma frente é definida como “o limite entre duas massas de ar com temperatura e/ou teor de vapor de água diferentes”, de acordo com Semarnat. Especificamente, uma frente fria separa uma massa de ar frio e seco de uma massa de ar quente.
A maior densidade do ar frio empurra o ar mais quente para cima, o que pode levar à formação de nuvens e, se houver umidade suficiente, ao desenvolvimento de tempestades.
(Mais sobre meio ambiente: O que são eventos climáticos extremos e por que eles são tão perigosos?)
As frentes frias geralmente estão associadas a áreas de baixa pressão atmosférica, explica a fonte meteorológica. Depois que a frente fria passa, os ventos mudam de direção, geralmente resultando em uma queda na temperatura.
“Os efeitos de uma frente fria são chuva, neve, ondas e vento, além das baixas temperaturas”, conclui um artigo no site oficial do governo mexicano.