Qual é a importância do Sol para a vida na Terra?

A estrela é responsável pela manutenção da vida no planeta e está conectada à produção de oxigênio presente na atmosfera – e essencial para que os seres vivos respirem.

Árvores Sangue de Dragão crescem em bosques espalhados no Planalto Disksam. Ilha de Socotra, Iêmen.

Foto de Michael Melford
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 31 de out. de 2023, 18:00 BRT

Nada é mais importante para a biologia da Terra do que o Sol, uma estrela anã amarela de 4,5 bilhões de anos de idade no centro do Sistema Solar, em torno da qual giram oito planetas. Sem a energia, o calor e a luz que o Sol fornece, a vida como a conhecemos não poderia existir, informa a Nasa.

Por que o Sol é importante para a vida

A mais importante estrela do Sistema Solar está localizada a 150 milhões de quilômetros de distância da Terra. É um corpo celeste médio, em termos de tamanho (1,4 milhão de quilômetros), já que a agência espacial encontrou outros objetos astronômicos semelhantes que excedem o diâmetro do Sol em até 100 vezes. 

No entanto, o Sol é a única estrela conhecida pela humanidade que é acompanhada por um planeta onde existe vida biológica. De acordo com a agência norte-americana, a vida na Terra só é possível graças à luz e à energia que emanam do Sol. Sem isso, o planeta seria uma rocha sem vida e coberta de gelo. 

A estrela aquece a água nos mares; mantém a atmosfera em movimento; gera as estações do ano à medida que a Terra gira ao seu redor. Também é responsável pelo alimento das plantas, através da fotossíntese. Estas, por sua vez, servem de alimento para humanos e animais, bem como produzem o oxigênio necessário para respirar.

Embora o Sol possa influenciar o clima da Terra e manter o planeta quente o suficiente para a existência de vida, ele não é responsável pelas mudanças climáticas das últimas décadas, segundo a Nasa.

Os raios solares também podem causar prejuízos

Assim como as plantas na Terra precisam de luz para viver, a energia que emana do Sol por meio de seus raios X tem um impacto em diferentes aspectos da atividade social atual. 

De acordo com um artigo publicado pela Nasa, as partículas atômicas energéticas e os raios X e gama das explosões solares geralmente afetam as ondas de rádio que viajam pela ionosfera (uma camada da atmosfera da Terra). Isso causa interferência e até mesmo apagões em comunicações de rádio de longa distância.

Até mesmo os distúrbios no campo magnético da Terra causados por eventos solares às vezes trazem enormes flutuações de tensão nas linhas de energia das cidades, o que, por sua vez, causa interrupções esporádicas de energia em localidades inteiras. A atividade solar pode liberar enormes quantidades de energia e partículas, algumas das quais afetam a Terra. 

Fora da atmosfera da Terra, que protege a vida das ondas de radiação solar, as condições no espaço também são bastante afetadas pela atividade do Sol. De acordo com a Nasa, essa radiação pode afetar o clima espacial e interferir no funcionamento de satélites, por exemplo. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados