
Tornado solar: o que é e como acontece este incrível fenômeno do Sol? Fotos exclusivas revelam
O disco inteiro do Sol, capturado em 2 de setembro de 2024, revelado em detalhes pelo astrofotógrafo português Miguel Claro.
Este registro do Sol, capturado em 2 de setembro de 2024, revela a beleza da atividade solar com um nível de detalhe e profundidade sem precedentes. Em seu núcleo, o Sol produz energia por meio de um processo chamado fusão nuclear. É a partir daí que começa a existência de um tornado solar. Mas como isso acontece?
Essa energia viaja para fora da atmosfera do Sol, produzindo um ambiente extremamente complexo e dinâmico com uma variedade de fenômenos especiais, incluindo tornados solares e proeminências solares.
Toda esta magnitude foi capturada pelo astrofotógrafo português Miguel Claro. Em um local de céu escuro na Reserva Dark Sky do Alqueva, em Portugal, ele registrou, nos últimos anos, diversas vistas estelares da cromosfera do Sol – a camada vermelho-alaranjada da atmosfera solar.

Uma explosão solar é documentada em 30 de abril de 2022, na região do Dark Sky Alqueva, em Portugal. De acordo com o Spaceweather, “a explosão ainda produziu radiação suficiente para um forte apagão de rádio de ondas curtas no meio do Oceano Atlântico e na Europa”.
(Você pode se interessar por: Mistério resolvido em Stonehenge? A origem da principal pedra do monumento pode ter sido encontrada)
“Fotografar o Sol é tão exigente quanto incrível”, diz Claro. Quando ele olha para o Astro-rei por meio de seu equipamento, ele vê “que o Sol está sempre apresentando algo novo – algo que não estava lá no dia anterior”.
Para conferir o espetáculo que a estrela mais brilhante do nosso Sistema Solar propicia, todos os dias, National Geographic separou está uma série de características fascinantes capturadas pelas lentes do fotógrafo.


Uma grande proeminência solar capturada em 24 de abril de 2025.
A cromosfera solar é vista em 10 de maio de 2024, mostrando a tempestade geomagnética mais severa dos últimos 20 anos, que criou fenômenos de aurora boreal em todo o Hemisfério Norte.

Uma erupção de plasma, causada pelo plasma agitado do Sol emaranhando seu campo magnético, é capturada em 15 de junho de 2025. Claro observa que o fenômeno “se assemelha a tranças de cabelo”.
Como acontece um tornado solar?
Um tornado solar é criado quando campos magnéticos agitam um filamento de plasma fervente na atmosfera do Sol, semelhante a um tornado. De acordo com o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), baseado no Espaço, eles podem girar a velocidades de quase 300.000 quilômetros por hora.
Por comparação, os tornados na Terra atingem velocidades de cerca de 482 quilômetros por hora. Cientistas estimam que existam até 11 mil tornados solares acima da superfície do Sol a qualquer momento.
(Conteúdo relacionado: Os poderes da Lua Cheia – do lobisomem à falta de sono, veja 3 mitos sobre o satélite da Terra)
Em 10 de maio de 2024, uma das tempestades solares mais severas em mais de duas décadas atingiu a Terra. As tempestades solares ocorrem quando explosões repentinas e fortes de partículas carregadas do Sol atingem a atmosfera do nosso planeta.
Elas podem desencadear um belo show de luzes na forma de auroras e também podem causar estragos em tecnologias terrestres, como redes de energia e nossa frota de satélites espaciais.
