Meteorito recém-descoberto pode desvendar segredos do Sistema Solar

Uma raríssima rocha espacial recuperada no Reino Unido pode ajudar cientistas a responder perguntas sobre a origem da água na Terra e, talvez, como a vida surgiu em nosso planeta.

Em raro espetáculo, Júpiter e Saturno irão praticamente se ‘esbarrar’ neste mês

Na noite de 21 de dezembro, observadores de estrelas poderão se deleitar, pois os dois planetas brilhantes parecerão estar mais próximos do que jamais estiveram nos últimos 400 anos.

Missão da Nasa toca asteroide Bennu – coleta de amostras a ser confirmada

A histórica tentativa de coletar material do asteroide Bennu pode fornecer pistas sobre a origem do nosso Sistema Solar – e da própria vida.

Asteroide com maior chance de se chocar com a Terra, Bennu preserva elementos essenciais para a vida

As revelações da sonda OSIRIS-REx da Nasa estão despertando entusiasmo devido à sua expedição de amostragem, prevista para as próximas semanas.

Planeta anão mais próximo da Terra é geologicamente ativo

Novas evidências sugerem atividades recentes de vulcões de gelo abastecidos por um antigo oceano subterrâneo no pequeno e frio Ceres.

Sonda Perseverance já está em direção a Marte em busca de vida extraterrestre

Sonda da Nasa explorará o lago seco de uma cratera onde cientistas acreditam que formas de vida antigas podem ter deixado marcas nas rochas.

Primeira missão dos Emirados Árabes a Marte visa inspirar nova geração de cientistas espaciais

A sonda Hope chegará em fevereiro de 2021 e dará início a um estudo de dois anos sobre o clima do Planeta Vermelho.

Cometa mais brilhante da década está passando pela Terra

O cometa Neowise está causando deleite entre astrônomos profissionais e observadores amadores, e vai estar visível nos céus do Hemisfério Norte até meados de Agosto.

Estranho objeto interestelar pode ser fragmento de um planeta morto

Primeiro objeto conhecido a ter origem fora do Sistema Solar, o 'Oumuamua pode ter adquirido seu formato oblongo com a destruição de um planeta por uma estrela distante.

Grande elevação vulcânica encontrada na Lua é diferente de tudo que já se viu

Cientistas que investigam a superfície lunar em busca de pistas sobre a frequência de impactos no passado descobriram algo que deixou os geólogos completamente confusos.

Cometa interestelar começa a ficar mais nítido

Os primeiros olhares sobre o objeto recém-encontrado estão oferecendo aos astrônomos vislumbres animadores de materiais raros de outro sistema estelar.

Avistado bizarro cometa de outro sistema estelar

Descoberto por um astrônomo amador, o objeto é apenas o segundo do mesmo tipo a ser detectado.

101 | Plutão

Plutão é um dos objetos celestes mais misteriosos e controversos do Sistema Solar. Descubra o que mais intriga os cientistas e astrônomos sobre esse planeta anão.

Conheça a mais nova lua de Netuno

O diminuto satélite, que leva o nome de um monstro marinho mítico, possui um passado brutal e surpreendente.

A Terra possui duas outras “luas” escondidas

Descobertas na década de 1960, as enormes nuvens de poeira foram recentemente confirmadas — e podem afetar os planos de exploração do espaço no futuro.

Mais distante que Plutão, corpo de gelo recém-identificado é pista para misterioso Planeta X

Praticamente do tamanho do estado de Alagoas, o estranho objeto pode ser o primeiro deste tipo nos confins de nossa vizinhança estelar.

Chuva cai dos anéis de Saturno — e acaba atingindo uma cambaleante espaçonave

Mergulhando para seu destino final, a sonda Cassini, da Nasa, realizou com sucesso sua última missão: revelar segredos sobre os famosos anéis do planeta.

101 | Marte

Explore o Planeta Vermelho, que tem semelhanças com a Terra e pode ser a chave para um novo futuro para a humanidade.

Conheça o "jipe" da Nasa que tem feito descobertas incríveis em Marte

O poderoso rover Curiosity foi enviado ao Planeta Vermelho em 2012 e, graças a ele, sabe-se hoje sobre a existência de moléculas orgânicas de carbono em solo marciano. Confira as imagens feitas por ele.