As melhores fotos dos arquivos de Nat Geo publicadas em maio
Todos os dias, editores da National Geographic escolhem uma foto dos nossos arquivos – nesta galeria, as imagens do mês de maio de 2022.

Três homens nipo-americanos posam para retrato 70 anos após terem sido presos em Wyoming, quando eram adolescentes. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 120 mil descendentes de japoneses foram enviados a campos de detenção, simplesmente por serem japoneses.
Como parte da edição especial de maio de 2008 sobre a China, uma matéria cobriu a vila rural de Dimen. Nesta foto, atriz de televisão volta à vila para visitar, mostrando uma interpretação recente a sua avó.
Coala abraça árvore enquanto seu filhote se agarra às suas costas no Santuário de Coalas Lone Pine perto de Brisbane, Austrália. O santuário foi inaugurado em 1927 com apenas dois coalas chamados Jack e Jill.
Duas pessoas no Japão ouvem transmissão de rádio da Estação Central de Transmissão de Osaka por meio de um pequeno aparelho na mão da mulher. A data exata do autocromo é desconhecida, mas acredita-se que seja do fim da década de 1920 ou início da década de 1930.
Surfistas se preparam para aquecer antes de competição na ilha havaiana de O'ahu. Na edição de fevereiro de 2015, foi documentada a importância do surfe na cultura e história nativas do Havaí.
Mãe tigre chamada Sita leva um de seus filhotes a um local mais seguro no Parque Nacional de Bandhavgarh, na Índia. Menos de um ano após ser capa da edição de dezembro de 1997, Sita foi morta por um caçador ilegal.
Foliões fantasiados celebram o Festival da Primavera em Zaozhuang, China. Esta foto foi publicada na edição de janeiro de 2003, na qual o escritor Peter Hessler dirigiu 11 mil quilômetros ao longo da Grande Muralha.
Gêmeos dividem balanço em parque em Greenwich Village, em Nova York, Estados Unidos. Esta foto foi publicada em janeiro de 2015 em uma matéria sobre o desenvolvimento do cérebro dos bebês no primeiro ano de vida.
Tartaruga-cabeçuda nadando na Reserva Marinha de Hol Chan, Belize. Tartarugas-cabeçudas podem pesar mais de 180 quilos e viver por até 60 anos.
Nesta foto da edição de setembro de 1975, família na Coreia do Sul se banqueteia com arroz, carne e vinho em santuário familiar que abriga o caixão de um ente querido falecido. O banquete antecede o cortejo fúnebre.
Turistas visitam o Lago do Panda na Reserva Natural de Jiuzhaigou, província de Sichuan, China. A reserva, conhecida por suas dezenas de lagos coloridos, é um dos 56 Patrimônios Mundiais da Unesco na China.
Apicultores migratórios transferem abelhas de colmeia próspera para uma mais fraca em Dos Palos, Califórnia, Estados Unidos. Na edição de maio de 1993, são documentadas as carreiras de apicultores que transportam colmeias por todo o país para polinizar as plantações.
Matéria na edição de outubro de 2018 analisa a internação nipo-americana durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta foto de 1942, jovem sorri enquanto sua família entra no hipódromo de Santa Anita — na época, um centro de detenção temporária — sem perceber o que estava por vir.
Jovens budistas vietnamitas do lado de fora do Templo Phuoc Hue em Sydney, Austrália. Como Sydney sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 2000, a matéria de capa da edição de agosto de 2000 abordou a cidade e sua diversidade cultural.
Convidados de um sarau poético na China em meados da década de 1920. Este retrato foi feito por Juliet Bredon, que passou a maior parte de sua vida na China e publicou matérias para a National Geographic sob o nome de Adam Warwick.
Alunos do sexto ano em frente a um cipreste-de-montezuma em Santa María del Tule, Oaxaca, México. Esta árvore, com diâmetro aproximado de 12 metros, foi mostrada em uma matéria sobre árvores famosas ao redor do mundo, em março de 2017.
Na edição de abril de 2013, uma matéria acompanhou pessoas em busca de presas antigas de mamutes-lanosos no Ártico russo. Nesta foto inédita, caçador de presas retira presa de mamute de um leito de rio congelado.
Bando de guarás em voo na Venezuela. Esta foto foi publicada em uma matéria de abril de 1998 que documentava a vida ao longo do rio Orinoco.
Bando de rãs-de-olhos-vermelhos acasala em floresta tropical da América Central — até quatro machos tentam copular com uma fêmea ovípara. Esta foto foi publicada em uma matéria de novembro de 2006 sobre rãs.
Uma matéria na edição de setembro de 1990 refez as rotas dos navios mercantes espanhóis entre o México e as Filipinas. Nesta foto, fiéis católicos em Cavite, Filipinas, acendem fogos de artifício após missa.
Toda a edição de maio de 2008 foi dedicada à China. Nesta foto de uma escola de culinária em Hefei, chefs em treinamento preparam legumes em panelas woks em chamas.
Na costa de Bali, na Indonésia, um camarão-imperial se camufla nas guelras de uma lesma-do-mar da espécie Hexabranchus sanguineus. A lesma-do-mar é um tipo de nudibrânquio, tema desta matéria de junho de 2008.
A edição de outubro de 2008 documentou as mudanças trazidas por uma super-rodovia que interliga quatro grandes cidades da Índia. Nesta foto, pessoas passam sob a Rodovia do Quadrilátero Dourado em Muratganj, na Índia.
Mãe gorila-das-montanhas acaricia seu filhote de três meses em Ruanda. Esta foto foi publicada na edição de setembro de 2017 documentando a vida, carreira e legado de Dian Fossey, primatóloga, assassinada em 1985.
A edição de setembro de 2001 documentou imigrantes se estabelecendo nos Estados Unidos. Na imagem, são mostrados noivos em um casamento vietnamita tradicional na Virgínia, Estados Unidos.
Na edição de fevereiro de 2018, a matéria intitulada "Estão de olho em você" documentou sistemas de vigilância em todo o mundo. São observados atiradores em ação e até o céu noturno — como demonstrado na foto dos três telescópios do Deimos Sky Survey, centro de vigilância espacial na Espanha.
Mergulhador caça moluscos e ouriços-do-mar na ilha de Ofu, no Parque Nacional da Samoa Americana. O parque nacional dos Estados Unidos, o único no Hemisfério Sul, preserva quase 3,7 mil hectares de um ecossistema tropical intocado.
Gelo cobre observatório meteorológico no Monte Washington, em Nova Hampshire, Estados Unidos. A montanha, a mais alta dos Estados Unidos a leste do rio Mississippi, apresenta clima extremo e perigoso durante todo o ano.
Na edição de julho de 1964, foi documentada a cultura vibrante da cidade de Nova York, que sediava a Feira Mundial na época. Na imagem, tipógrafos preparam páginas para um jornal diário chinês.
No Domo da Rocha, em Jerusalém, muçulmanas fazem orações no Id al-Fitr, festival do fim do Ramadã. Esta foto foi publicada em abril de 1996 em uma matéria sobre Jerusalém e as três religiões existentes na cidade.
Na província de Nagano, no Japão, mulher poliniza flores de pereira com a mão. Esta foto apareceu originalmente na edição de outubro de 1984, em uma matéria sobre pólen.
