Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Chris Burkard
A Islândia é um dos dois únicos lugares do planeta em que as zonas de fissura são visíveis em terra.
A lava pulverizada forma pequenos montes perto da fissura na terra e preenche o vale da península de Reykjanes com rocha derretida.
Um carro passa perto da erupção do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia.
Um pequeno avião sobrevoa uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, na Islândia.
Veículos de busca pelos arredores do vulcão de Fagradalsfjall em busca de turistas feridos, na Islândia.
A lava flui para o vale Meralir durante uma erupção vulcânica em Reykjanes, na Islândia.
A lava flui depois que o vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção pela primeira vez em quase 800 anos. Fagradalsfjall, Islândia.
Turistas se reúnem para ver a lava recém-explodida na península de Reykjanes. Embora essa erupção possa ser observada a uma distância segura, os especialistas alertam contra a aproximação e sugerem o uso de uma máscara de gás para limitar a exposição a vapores vulcânicos tóxicos.
A lava explode na superfície da península de Reykjanes, na Islândia, viajando de um reservatório magmático subterrâneo muito mais profundo do que a maioria dos vulcões ao redor do mundo.
A lava já começou a construir pequenos montes de respingos perto da fissura e a encher o vale com uma poça de rocha derretida. Por enquanto, não está claro se a lava permanecerá confinada a esses vales ou se irá mais longe, talvez chegando ao mar. Mas, por enquanto, diz Evgenia Ilyinskaya, vulcanóloga da Universidade de Leeds, a erupção está proporcionando aos cientistas "um experimento natural fantástico".