Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Chris Burkard
A lava flui para o vale Meralir de uma erupção vulcânica em Reykjanes, na Islândia.
A lava flui depois que o vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção pela primeira vez em quase 800 anos. Fagradalsfjall, Islândia.
Turistas se reúnem para ver a lava recém-explodida na península de Reykjanes. Embora essa erupção possa ser observada a uma distância segura, os especialistas alertam contra a aproximação e sugerem o uso de uma máscara de gás para limitar a exposição a vapores vulcânicos tóxicos.
A lava explode na superfície da península de Reykjanes, na Islândia, viajando de um reservatório magmático subterrâneo muito mais profundo do que a maioria dos vulcões ao redor do mundo.
A lava já começou a construir pequenos montes de respingos perto da fissura e a encher o vale com uma poça de rocha derretida. Por enquanto, não está claro se a lava permanecerá confinada a esses vales ou se irá mais longe, talvez chegando ao mar. Mas, por enquanto, diz Evgenia Ilyinskaya, vulcanóloga da Universidade de Leeds, a erupção está proporcionando aos cientistas "um experimento natural fantástico".
.
Embora o vulcão atualmente represente pouco risco, as autoridades estão acompanhando de perto as mudanças. Na imagem abaixo, membros da Associação Islandesa de Busca e Resgate são vistos investigando os perigos perto da borda da lava.
O vulcão está entrando em erupção com maior vigor do que no ano passado, mas o que ocorrerá nos próximos dias – incluindo quanto tempo essa erupção durará – permanece desconhecido. Um pequeno avião na parte inferior desta imagem ilustra a escala da nova erupção.
Cientistas já estão ocupados coletando suas primeiras amostras de rocha, incluindo a vulcanóloga Helga Kristin, mostrada aqui.
Multidões já se reuniram para apreciar as cenas impressionantes, observando a Terra forjar novas paisagens.