Vulcões em erupção: como se formam e quais tipos existem

Os vulcões podem estar ativos, inativos ou extintos. Veja quando um vulcão entra em erupção e quais são os que geram alertas, atualmente.

A lava flui depois que o vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção pela primeira vez em quase 800 anos. Fagradalsfjall, Islândia.

Foto de Chris Burkard
Publicado 6 de dez. de 2022, 12:51 BRT, Atualizado 18 de jan. de 2024, 12:47 BRT

Os alertas para a erupção de vulcões no continente americano colocaram o tema em discussão. Este é o caso do Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ativo do mundo, que entrou em erupção em 27 de novembro de 2022, após 38 anos sem atividade; ou o Villarrica, no Chile, que segue em alerta amarelo, o qual significa "aviso de ativação de ameaça" – conforme determina a Rede Nacional de Vigilância Vulcânica dependente do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile.

O que é um vulcão?

Um vulcão é uma abertura na superfície de um planeta – ou até mesmo da Lua – que permite que o material quente alojado em seu interior saia para o exterior, explica a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Quando esse material consegue sair, causa uma erupção vulcânica. De acordo com a agência, uma erupção pode ser explosiva, ao enviar material para o céu, ou pode ser mais branda, com fluxos suaves de material vulcânico.

As áreas vulcânicas formam montanhas construídas a partir de camadas de rocha, cinzas e outros materiais que se acumulam ao seu redor.

A lava flui para o vale Meralir durante uma erupção vulcânica em Reykjanes, na Islândia.

Foto de Chris Burkard

Como se forma um vulcão?

Os vulcões na Terra se formam a partir do magma ascendente. Existem três razões pelas quais o magma pode subir e causar erupções, as quais que resultam na formação de um vulcão:

• Quando pedaços da crosta terrestre (placas tectônicas) lentamente se afastam uns dos outros. Quando isso acontece, o magma sobe para preencher esse espaço e pode formar vulcões submarinos;
  • Quando as placas tectônicas se movem uma em direção à outra, parte da crosta terrestre pode ser forçada para dentro e, por calor e pressão extremos, a crosta derrete e sobe como magma;
  • Quando pontos ou áreas quentes dentro da Terra aquecem o magma, elas o tornam menos denso e, devido a essa mudança, ele sobe. Desta forma, o magma vem à superfície da Terra e forma um vulcão.

Quais tipos de vulcão existem?

Existem três tipos de vulcões, segundo a Nasa:

• Ativos: São vulcões que entraram em erupção recentemente ou que devem entrar em erupção em um futuro próximo;
  • Inativos: Esses vulcões não entram mais em erupção, mas têm condições de entrar no futuro;
  • Extintos: São vulcões que provavelmente nunca mais entrarão em erupção.

Quais vulcões estão ativos atualmente?

Segundo o Programa de Vulcanismo Global (GVP, na sigla em inglês) do Smithsonian Institution, atualmente existem oito vulcões ativos na América Latina: no Chile estão o Nevados de Chillán e o Villarrica; no México, o vulcão Popocatépetl; no Equador estãoativos o Sangay e o Reventador; na Guatemala estão os vulcões Fuego e Santa María; e na Antártica, o Erebus.