Por que a Islândia tem tantos vulcões?

A localização do país é um fator determinante para a sua imensa atividade vulcânica.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de fev. de 2024, 12:00 BRT

A lava pulverizada forma pequenos montes perto da fissura na terra e preenche o vale da península de Reykjanes com rocha derretida.

Foto de Chris Burkard

Islândia está localizada no extremo noroeste da Europa. É a segunda maior ilha do continente e a terceira maior do Oceano AtlânticoSua paisagem é uma mistura única de montanhas e vulcões, com vastas planícies que se estendem da costa para o interior, especialmente no sul e no oeste, de acordo com o que informa o Ministério das Relações Exteriores da Espanha sobre o país.

A geologia do país é caracterizada por vulcões e atividade vulcânica constante, o que pode ser explicado por sua localização geográfica

Mas por que exatamente existem tantos vulcões nesse país europeu?

A Islândia é um dos dois únicos lugares do planeta em que as zonas de fissura são visíveis em terra.

Foto de Chris Burkard

Por que a Islândia está repleta de vulcões

O fato de haver tantos vulcões na Islândia se deve especificamente à sua localização geográfica na chamada Cordilheira do Meio Atlântico, que é a linha de divergência das placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, explica o Met Office, o Escritório Nacional de Meteorologia do Reino Unido.

A Islândia é um dos dois únicos lugares do planeta em que as zonas de fissura (uma área de terra baixa que se forma onde as placas tectônicas se separam ou se fissuram) são visíveis em terra, que cortam o fundo do mar e proporcionam uma grande diversidade de fenômenos geológicos, como informa o Serviço Meteorológico da Islândia.

Como explica o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, as duas placas se afastam alguns centímetros a cada ano, causando essas áreas de fissuras vulcânicas, locais onde a crosta terrestre se fratura e se separa.

(Talvez você se interesse por: Por que a nova erupção vulcânica da Islândia pode ser a mais perigosa da história recente?)

Como são as erupções vulcânicas na Islândia

Conforme mencionado em um artigo da National Geographic Espanha chamado “Por que há tantos vulcões na Islândia?”, esse movimento de separação faz com que magma existente, que é acumulado sob o manto da Terra, se infiltre através de fissuras, causando erupções vulcânicas à medida que se aproxima da superfície e pode chegar na forma de lava e/ou cinzas.

Essas erupções podem se originar de aberturas no cume central ou nos flancos de um vulcão, bem como ao longo de "fissuras" lineares, que podem variar de alguns metros a quilômetros de comprimento, paralelas à zona de fissura, que vai do extremo sudoeste do país até o norte, acrescenta o serviço meteorológico.

O país também é cercado pela chamada "pluma do manto", uma área quente onde há maior derretimento de rochas do manto da Terra, uma área que causa ainda mais atividade vulcânica do que aquela decorrente do movimento das placas tectônicas, diz o Met Office.