Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Poulomi Basu
Durante o festival anual de Rishi Panchami, em Kathmandu, no Nepal, as mulheres realizam o ritual de lavagem dos pecados cometidos durante a menstruação.
Saraswati, 16, sofreu de sangramentos pós-parto após o nascimento de seu filho. Ela e seu recém-nascido foram mandados para o exílio por 15 dias, quando ficou doente. A fotógrafa conseguiu que Saraswati fosse transportada para o hospital mais próximo, a diversas horas de distância.
Mangu Bika, 14, divide uma cabana com Chandra Tiruva, 34, e o filho de Tiruva, Madan, 2. "Há a crença popular de que nosso kul devtaa (deus da casa) ficará com raiva, então fui enviada para o Chaupadi” disse Tiruva à Basu. “Eu não gosto de ficar aqui. Minha sogra me obriga. O que eu posso fazer? Ela cuida dos meus outros três filhos neste período. Mas minha sogra obriga até meu filho de dois anos a cumprir o Chaupadi porque ele dorme comigo”.
A paisagem nos arredores do vilarejo de Tatopani.
Shiv Pujan, 30, em uma fotografia emoldurada nas mãos de sua esposa Mamata, 17, em um vilarejo no distrito de Saptari, no Nepal. Pujan foi eletrocutado e morreu enquanto trabalhava na Índia. Como consequência da morte de seu marido, viúvas como Mamata são afastadas da sociedade. “Perder o marido significa que a mulher está pagando por pecados cometidos em uma vida passada” diz Basu.
Devi Ram Dhamala, 59, é um curandeiro tradicional. “Curandeiros tradicionais muitas vezes fazem uso de agressão verbal e física para curar meninas jovens que estão doentes, durante a menstruação ou não, pois acreditam que estão possuídas por espíritos malignos” diz Basu.
"Quando as pessoas vêm nos ver nos Chaupadi [cabanas], eu sinto vergonha” disse Thyra Khuri Bishwa Karma, de 16 anos, à Basu.
Nuvens negras pairam sobre a paisagem rural do distrito de Surkhet, no Nepal.
Uma, 14, não contou para ninguém sobre a sua primeira menstruação por medo de ser mandada para o exílio, diz Basu. Quando não pôde mais esconder o sangramento, sua família descobriu. Como punição, ela foi obrigada a dormir em cima de fardos de feno no celeiro.
Uma cabana do Chaupadi dividida por Pabitra Pariyar, 14, e Dharma Nepali Pariyar, 25, no distrito de Surkhet, no Nepal. “É por Deus” diz Dharma. “Deus criou os seres humanos e ficará com raiva se não obedecermos às regras. Nossos irmãos também ficarão bravos”.