Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Ramon Modenesi
“Chamavam-de turco", conta Joshua sobre a época em que chegou a São Paulo e trabalhava como vendedor ambulante na Freguesia do Ó.
Joshua Strul aos 86 anos, na sinagoga do Clube Hebraica, em São Paulo: o antissemitismo na Romênia fez com que ele apanhasse na rua e fosse chamado de “judeu sujo e assassino de Jesus”.
Tom vive em São Paulo, com a esposa, Suzana, e está aposentado. Hoje, além de pintar, faz pesquisa sobre a genealogia de sua família.
Thomas Venetianer diz ter ainda hoje "os pés e as mãos frios", herança traumática da falta de agasalhos e calçados adequados e dos glaciais banhos coletivos a que fora submetido no campo de Terezín, atual República Tcheca.
O livro "The Holocaust in Slovakia", escrito por Venetianer, reconta a história do nazismo e do antissemitismo em seu país e tornou-lhe um especialista no tema.
Na Holanda ocupada pelos nazistas, pessoas de origem judaica eram obrigadas a usar uma Estrela de Davi junto ao corpo. Nanette guardou, "nem sabe como", o símbolo religioso consigo.
“A mente não esquece os horrores que vivi”, diz a sobrevivente Nanette Blitz Konig enquanto segura o retrato de Anne Frank. As duas estudaram juntas no Liceu Judaico, em Amsterdã, em 1941. Um dia, a colega "simplesmente desapareceu".
No Brasil, manifestações aconteceram em mais de 20 cidades. O vão livre do Masp foi o ponto de concentração dos estudantes de São Paulo – cerca de 50 jovens se reuniram no lugar.
O glitter tradicional é um microplástico – ele vai direto para os nossos rios e mares. Por isso, prefira usar o bioglitter, isento de plástico, como o da foto.