O que é a depressão?

Cerca de 5% dos adultos no mundo inteiro têm depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Suas causas incluem interações e sintomas complexos que podem ser variados.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 21 de nov. de 2022 10:31 BRT
A depressão é caracterizada como um estado afetivo negativo marcado por mau humor, tristeza, sentimento de vazio, desesperança ...

A depressão é caracterizada como um estado afetivo negativo marcado por mau humor, tristeza, sentimento de vazio, desesperança e desânimo.

Foto de MARLY GALLARDO

A depressão é um distúrbio de saúde mental caracterizado pela tristeza persistente e pela falta de interesse ou prazer em atividades anteriormente gratificantes e agradáveis, de acordo com definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização, 5% dos adultos no mundo inteiro sofrem com o transtorno.

A classificação internacional de doenças (CID-11) da OMS conceitua a depressão como um estado afetivo negativo caracterizado por mau humor, tristeza, sentimento de vazio, desesperança e desânimo.

Quais são os sintomas da depressão?

"Em um episódio depressivo, a pessoa experimenta um humor depressivo (tristeza, irritabilidade, sensação de vazio), assim como uma perda do prazer ou interesse pelas atividades durante a maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas", especifica a OMS. 

(Veja também: Existe um segredo para a felicidade? Esse estudo pode dar uma dica)

Entre os sintomas ligados à depressão, a organização menciona: dificuldade de concentração, sentimentos de culpa excessiva ou baixa autoestima, falta de esperança para o futuro, pensamentos de morte ou suicídio, distúrbios do sono (insônia ou sono excessivo), mudanças no apetite ou no peso, e sentimentos de cansaço ou falta de energia.

Consequentemente, "durante um episódio depressivo, a pessoa afetada experimenta dificuldades consideráveis nos âmbitos pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional e outras áreas importantes da rotina”, informa a OMS. 

O que causa a depressão

De acordo com a OMS, as causas da depressão incluem interações complexas de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Várias circunstâncias da vida, tais como adversidade na infância, perdas, ou situações de desemprego contribuem para o desenvolvimento da depressão. 

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) salienta que a depressão não é um sinal de fraqueza. "Ela pode ser tratada com terapia ou intervenção psicológica, com medicação antidepressiva ou com uma combinação de ambos os métodos.” Em qualquer caso, o apoio profissional é importante.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Síndrome de burnout: sintomas, tratamentos e como é enfrentar a doença
Ciência
Quais são os sintomas da ansiedade?
Ciência
Como ser multitasking nos afeta: 3 efeitos da multitarefa
Ciência
Quando e por que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes?
Ciência
Dia Mundial do Diabetes: três histórias para saber como é viver com a doença

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados