O que é a depressão?
Cerca de 5% dos adultos no mundo inteiro têm depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Suas causas incluem interações e sintomas complexos que podem ser variados.
A depressão é caracterizada como um estado afetivo negativo marcado por mau humor, tristeza, sentimento de vazio, desesperança e desânimo.
A depressão é um distúrbio de saúde mental caracterizado pela tristeza persistente e pela falta de interesse ou prazer em atividades anteriormente gratificantes e agradáveis, de acordo com definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização, 5% dos adultos no mundo inteiro sofrem com o transtorno.
A classificação internacional de doenças (CID-11) da OMS conceitua a depressão como um estado afetivo negativo caracterizado por mau humor, tristeza, sentimento de vazio, desesperança e desânimo.
Quais são os sintomas da depressão?
"Em um episódio depressivo, a pessoa experimenta um humor depressivo (tristeza, irritabilidade, sensação de vazio), assim como uma perda do prazer ou interesse pelas atividades durante a maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas", especifica a OMS.
(Veja também: As frutas são capazes de mudar o humor de uma pessoa?)
Entre os sintomas ligados à depressão, a organização menciona: dificuldade de concentração, sentimentos de culpa excessiva ou baixa autoestima, falta de esperança para o futuro, pensamentos de morte ou suicídio, distúrbios do sono (insônia ou sono excessivo), mudanças no apetite ou no peso, e sentimentos de cansaço ou falta de energia.
Consequentemente, "durante um episódio depressivo, a pessoa afetada experimenta dificuldades consideráveis nos âmbitos pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional e outras áreas importantes da rotina”, informa a OMS.
O que causa a depressão
De acordo com a OMS, as causas da depressão incluem interações complexas de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Várias circunstâncias da vida, tais como adversidade na infância, perdas, ou situações de desemprego contribuem para o desenvolvimento da depressão.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) salienta que a depressão não é um sinal de fraqueza. "Ela pode ser tratada com terapia ou intervenção psicológica, com medicação antidepressiva ou com uma combinação de ambos os métodos.” Em qualquer caso, o apoio profissional é importante.