Qual é o obelisco preservado mais antigo do mundo
O monumento tem centenas de anos e através dele os egípcios procuraram honrar o deus Sol.
O obelisco Heliópolis, em Cairo, Egito.
Os obeliscos são monumentos icônicos e verdadeiras obras-primas da engenharia no Egito antigo. As construções costumavam ser feitas em pares imponentes, colocadas diante das entradas dos templos, tal como informa o Ministério do Turismo e Antiguidades egípcio.
De acordo com a entidade, o obelisco mais antigo e preservado do mundo está localizado no Cairo, capital do Egito. De forma geral, esses monumentos consistem de um único pedaço de pedra com um eixo retangular e são arrematados por uma peça em forma de pirâmide dourada em seus topos, de forma a refletir os raios do sol.
Na antiga língua egípcia, os obeliscos eram conhecidos como tekhen e, de acordo com as informações do ministério do Turismo, eles estão associados à mitologia solar, representando Benben, nome dado para a primeira terra existente e da qual o deus Sol teria surgido para criar o universo.
Além disso, é comum ver as quatro faces dos obeliscos adornadas com hieróglifos que, frequentemente, incluem dedicatórias religiosas, geralmente ao deus Sol, e celebrações a governantes, como observam dados da Enciclopédia Britannica, plataforma de ensino do Reino Unido.
(Veja também: As 6 múmias mais famosas do mundo)
Qual é o obelisco mais antigo do mundo
Sabe-se que os primeiros obeliscos foram erguidos na quarta dinastia egípcia, entre 2.575 e 2.465 a.C. No entanto, não há nenhuma construção do período que tenha sido encontrada, nem mesmo suas ruínas, explica a Britannica.
A Enciclopédia observa ainda que o monumento sobrevivente mais antigo do mundo data do reinado do faraó Sesóstris I (1.918-1.875 a.C ou a XII dinastia do Egito) e está localizado em Heliópolis, um subúrbio da cidade do Cairo, onde acredita-se que havia um templo dedicado ao deus Sol.