Qual é o significado das pirâmides do Egito
Um homem mostra aos turistas uma fotografia nas Pirâmides de Gizé, no Egito.
As tão conhecidas pirâmides egípcias foram construídas em uma época em que o Egito era uma das civilizações mais ricas e poderosas do mundo, há mais de quatro mil anos. O propósito dessas construções, que eram grandiosas como no caso das pirâmides de Gizé, tinha uma relação íntima com a prosperidade do povo egípicio, além de também estarem ligadas à religião e à cultura.
Isso é o que explica Miroslav Verner, egiptólogo tcheco, especializado em História e arqueologia do Egito Antigo, em seu livro “As Pirâmides: O Mistério, a Cultura e a Ciência dos Grandes Monumentos do Egito” (Editora Groove Press, 2002).
Segundo o especialista, as pirâmides tinham como objetivo maior servir de tumba para pessoas importantes ou ricas do Egito e, principalmente, para seus reis, os faraós. Segundo a crença da época, ainda que todos fossem recebidos igualmente pelo deus Osíris e seu tribunal após a morte, os reis tomavam um caminho diferente para o pós-vida. “O faraó era o deus que vivia entre os humanos na Terra e, depois de sua morte, ele retornava aos deuses”, explica Verner.
(Relacionado: As 6 múmias mais famosas do mundo)
Em suma, as pirâmides eram um símbolo do quão importante, poderosa e rica a pessoa que seria enterrada havia sido. De acordo com o Museu de História Natural do Smithsonian (nos Estados Unidos), além da construção dos próprios monumentos, as pirâmides compunham um complexo de edificações funerárias, que incluíam templos, capelas e outras tumbas.
Ainda segundo o Museu, o tamanho e nível de elaboração tanto da pirâmide quanto do complexo em volta representavam a importância da pessoa pública naquele contexto sociocultural. No caso de um faraó, enaltecia a força política que ele teve durante seu reinado em vida.
Vista das pirâmides de Gizé, no Egito. África.
Qual foi a primeira pirâmide do Egito
De acordo com o Smithsonian, as pirâmides não foram os primeiros túmulos dos reis egípcios. O lugar de descanso dos primeiros faraós eram montes de forma trapezoidal chamados mastabas, diz o Smithsonian.
Por volta de 2780 a.C., Imhotep, arquiteto do rei Djoser (o segundo faraó da Terceira Dinastia do Império Antigo) construiu o que acredita-se ser a primeira pirâmide egípcia. Segundo explica o Museu de História Natural, o arquiteto colocou seis mastabas empilhadas, uma menor do que a outra, para formar uma pirâmide de degraus.
Esta pirâmide está localizada na margem ocidental do rio Nilo, em Sakkara, perto da cidade de Memphis. Tal como as pirâmides posteriores, a construção conta com várias salas e passagens, além da câmara funerária do rei.