A origem das sereias: o que diz a história

Atualmente, elas são retratadas com caudas de peixe, embora originalmente essas mulheres míticas tivessem outras formas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de mai. de 2023, 15:28 BRT

Mulher caracterizada de sereia no Mermaid Shot, em Weeki Wachee Spring, Estados Unidos.

Foto de Peter Essick

Na mitologia grega, as sereias eram criaturas híbridas: metade pássaro e metade mulher, e seu canto atraía os marinheiros para a destruição, de acordo com a Enciclopédia Britannica. Entretanto, a origem desses seres míticos não é clara.

As sereias na Odisseia de Homero

Como aponta uma matéria da National Geographic Espanha, a primeira menção a sereias foi na Odisseia, um poema épico escrito por Homero. 

Nessa peça, continua a Britannica, o herói grego Odisseu escapou do perigo do canto das sereias tapando os ouvidos de sua tripulação com cera para que não ouvissem as vozes dessas mulheres, enquanto ele evitou cair no feitiço delas amarrando-se a um mastro. 

De acordo com a lenda, acrescenta o artigo informativo, se um homem fosse capaz de resistir à voz de uma sereia, ela teria de morrer. Portanto, ao serem derrotadas pela estratégia de Odisseu, essas criaturas perderam seu dom e caíram no fundo do mar.

O encontro de Orfeu com as sereias

Há outras versões sobre a origem das sereias. Por exemplo, em Argonáutica Órfica, o herói grego Orfeu, dotado de habilidades musicais sobre-humanas, lutou contra as sereias com o som de sua lira, um instrumento de cordas.

De acordo com o mito, o herói protegeu os homens que o acompanharam na jornada e, graças à música dele, as criaturas morreram e se transformaram em rochas.

As sereias e Perséfone

Outro mito diz que, enquanto colhia flores com algumas ninfas, Perséfone (filha de Zeus e Deméter) foi raptada por Hades, o deus do submundo. Após o ocorrido, as companheiras da donzela foram punidas por Deméter com uma aparência bestial por não terem protegido sua filha. 

No entanto, há outra versão que indica que foram elas que pediram asas a Zeus para perseguir Hades e resgatar Perséfone, completa o artigo informativo da National Geographic.

Outras versões para a origem das sereias

Outra versão considera que Afrodite (a deusa da sensualidade, do amor e da beleza) tirou o encanto dessas mulheres por inveja. Acredita-se também que a divindade grega condenou as sereias porque elas desprezavam as artes do amor.

Quando as sereias adquiriram caudas de peixe?

Originalmente retratadas como pássaros, as sereias agora são simbolizadas com caudas de peixe. O motivo exato da mudança é desconhecido, embora se acredite que a transformação se deva à associação das sereias com o mar.

O registro mais antigo da aparência de peixe é encontrado no Liber Monstrorum, um manuscrito anglo-latino do final do século 7 ou início do século 8, menciona a matéria da National Geographic.

Quando se referiam às sereias, os escritos as descreviam como seres com corpos femininos e caudas escamosas que lhes permitiam se mover no mar.

Mais tarde, durante a Idade Média, o cristianismo associou as sereias à tentação carnal. Entretanto, essas criaturas antigas provavelmente estavam ligadas à vida após a morte.

Por fim, há uma explicação na natureza para a criação da sereia. Acredita-se que alguns mamíferos aquáticos, como o dugongo ou o peixe-boi, possam ser a base para essas lendas. Especificamente, esses animais amamentam seus filhotes na água, o que poderia levá-los a serem confundidos com pessoas.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados