Em que profundidade está o Titanic?

Descubra a localização exata do transatlântico: ele se tornou assunto novamente em consequência do desaparecimento de um submarino que explorava seus destroços.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de jun. de 2023, 14:56 BRT
Ilustração da popa do Titanic no fundo do Atlântico Norte.

Ilustração da popa do Titanic no fundo do Atlântico Norte.

Arte de SKARAMOOSH, LTD

O Royal Mail Ship (RMS) Titanic sofreu um acidente após bater em um iceberg em sua primeira e única viagem inaugural, em 14 de abril de 1912. O naufrágio aconteceu quando a embarcação estava a caminho da cidade de Nova York após uma escala na cidade inglesa de Southampton, informa a Enciclopédia Britannica (plataforma de educação criada no Reino Unido). 

A história do Titanic voltou a ser destaque após o desaparecimento do submarino Titan, da empresa OceanGate, que estava explorando o naufrágio desde o último domingo, 18 de junho. A pequena embarcação fez seu mergulho rumo aos destroços contendo cinco pessoas a bordo. 

Onde o Titanic está localizado

Os destroços do Titanic estão a cerca de 4 mil metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico, a 740 quilômetros de Newfoundland, uma ilha canadense, de acordo com a Britannica

O navio está dividido em dois, sendo que a proa (frente do transatlântico) é a parte maior e mais intacta do naufrágio. 

De acordo com a RMS Titanic, Inc., empresa que detém os direitos de recuperar e restaurar o naufrágio, a temperatura da água em uma localização geográfica como essa pode chegar a -2°C. Portanto, as chances de sofrer hipotermia ou ataque cardíaco se uma pessoa for exposta a esse cenário são altas. 

(Relacionado: Mitos e verdades sobre o Triângulo das Bermudas

A pressão da água é uma ameaça? 

Um grande ponto de interrogação paira sobre a sobrevivência dos membros da tripulação a bordo do Titan, desde seu mergulho rumo aos destroços do Titanic. A profundidade onde está o navio, as atmosferas de pressão que o submarino deve suportar são altas, o que representa um perigo de vida para os seres humanos.

De acordo com a Aquae Foundation, instituição dedicada ao cuidado com a água e o meio ambiente, as pessoas não sentem a pressão da água no nível do mar porque os fluidos do corpo humano exercem de volta a mesma força que o exterior ao qual está  exposto. 

Entretanto, quando uma pessoa mergulha mais fundo no mar, a pressão aumenta consideravelmente. "Isso se deve a um aumento na pressão hidrostática, a força exercida por um líquido em um objeto", adverte a fundação. 

Ou seja, quanto mais fundo uma pessoa mergulha, maior é a pressão hidrostática. Em uma profundidade de 5 mil metros (cerca de mil metros a mais do que a localização do Titanic), a pressão será de aproximadamente 500 atmosferas, ou seja, 500 vezes maior do que a existente no nível do mar. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados