Em que profundidade está o Titanic?
Descubra a localização exata do transatlântico: ele se tornou assunto novamente em consequência do desaparecimento de um submarino que explorava seus destroços.
Ilustração da popa do Titanic no fundo do Atlântico Norte.
O Royal Mail Ship (RMS) Titanic sofreu um acidente após bater em um iceberg em sua primeira e única viagem inaugural, em 14 de abril de 1912. O naufrágio aconteceu quando a embarcação estava a caminho da cidade de Nova York após uma escala na cidade inglesa de Southampton, informa a Enciclopédia Britannica (plataforma de educação criada no Reino Unido).
A história do Titanic voltou a ser destaque após o desaparecimento do submarino Titan, da empresa OceanGate, que estava explorando o naufrágio desde o último domingo, 18 de junho. A pequena embarcação fez seu mergulho rumo aos destroços contendo cinco pessoas a bordo.
Onde o Titanic está localizado
Os destroços do Titanic estão a cerca de 4 mil metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico, a 740 quilômetros de Newfoundland, uma ilha canadense, de acordo com a Britannica.
O navio está dividido em dois, sendo que a proa (frente do transatlântico) é a parte maior e mais intacta do naufrágio.
De acordo com a RMS Titanic, Inc., empresa que detém os direitos de recuperar e restaurar o naufrágio, a temperatura da água em uma localização geográfica como essa pode chegar a -2°C. Portanto, as chances de sofrer hipotermia ou ataque cardíaco se uma pessoa for exposta a esse cenário são altas.
(Relacionado: Mitos e verdades sobre o Triângulo das Bermudas)
A pressão da água é uma ameaça?
Um grande ponto de interrogação paira sobre a sobrevivência dos membros da tripulação a bordo do Titan, desde seu mergulho rumo aos destroços do Titanic. A profundidade onde está o navio, as atmosferas de pressão que o submarino deve suportar são altas, o que representa um perigo de vida para os seres humanos.
De acordo com a Aquae Foundation, instituição dedicada ao cuidado com a água e o meio ambiente, as pessoas não sentem a pressão da água no nível do mar porque os fluidos do corpo humano exercem de volta a mesma força que o exterior ao qual está exposto.
Entretanto, quando uma pessoa mergulha mais fundo no mar, a pressão aumenta consideravelmente. "Isso se deve a um aumento na pressão hidrostática, a força exercida por um líquido em um objeto", adverte a fundação.
Ou seja, quanto mais fundo uma pessoa mergulha, maior é a pressão hidrostática. Em uma profundidade de 5 mil metros (cerca de mil metros a mais do que a localização do Titanic), a pressão será de aproximadamente 500 atmosferas, ou seja, 500 vezes maior do que a existente no nível do mar.