Conheça 7 fatos sobre o naufrágio do Titanic

O famoso navio foi perdido no mar durante sua viagem inaugural ao atingir um iceberg. O naufrágio voltou aos holofotes após o desaparecimento do submarino Titan durante uma expedição ao Titanic no fundo do mar.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de abr. de 2023, 11:06 BRT

A proa do Titanic afunda no Oceano Atlântico Norte.

Arte de RAYMOND WONG

O desaparecimento do submarino Titan nas profundezas do Oceano Atlântico reavivou a história do trágico naufrágio do Titanic. Este artigo aborda algumas curiosidades do naufrágio que chocou o mundo

O Royal Mail Ship (RMS) Titanic era um navio transatlântico de passageiros que afundou entre a noite do dia 14 e a madrugada de 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural. Devido à magnitude do acidente, ele se tornou uma das tragédias mais famosas da história.

Segundo a Enciclopédia Britannica, plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido, o transatlântico de luxo afundou depois de ter atingido um iceberg quando estava a caminho de Nova York, Estados Unidos, depois de deixar a cidade inglesa de Southampton, Inglaterra.

O Titanic foi o maior navio já construído e o maior objeto em movimento criado pela humanidade até aquele momento. De acordo com a RMS Titanic Inc, a empresa que recebeu os direitos de salvamento dos destroços do navio, a embarcação alcançava 268 metros de comprimento. 

No aniversário de 111 anos do naufrágio, saiba mais sobre este evento histórico.

1. Onde o Titanic afundou?

De acordo com a Britannica, a colisão com o iceberg ocorreu no Oceano Atlântico a cerca de 400 milhas náuticas (ou 740 quilômetros) ao sul da província de Terra Nova e Labrador, uma ilha ao extremo leste do Canadá. 

2. Quando ocorreu a colisão com o Titanic?

Por volta das 23h40 do dia 14 de abril de 1912, as autoridades foram alertadas e o primeiro oficial do Titanic, William Murdoch, ordenou que o navio virasse para estibordo (à direita de quem está na embarcação). Entretanto, a ordem chegou tarde demais e, apesar da manobra, o navio bateu no bloco de gelo pouco depois do alerta.

3. Qual foi a primeira parte do Titanic a colidir com o iceberg?

A primeira parte do navio a colidir com o grande bloco de gelo foi o lado direito. Pelo menos cinco dos compartimentos estanques (que recebem a água, impedindo-a de invadir a embarcação) na proa foram rompidos, informa a plataforma Britannica.

4. O que aconteceu após a colisão 

Assim que o incidente ocorreu, o capitão Edward Smith ordenou o envio de sinais de socorro, mas todos os navios próximos estavam muito distantes, relata a enciclopédia.

Enquanto isso, os barcos salva-vidas começaram a ser lançados com prioridade para mulheres e crianças, mas não havia espaço suficiente para todos. A RMS Titanic Inc reconhece que, mesmo que os 20 barcos salva-vidas tivessem sido cheios até a capacidade, só haveria espaço para 1178 pessoas, bem abaixo do número total de pessoas no navio, que transportava 2435 passageiros e 892 tripulantes

Para piorar a situação, os barcos salva-vidas foram lançados sem que a capacidade máxima fosse atingida. Segundo a Britannica, apenas 705 pessoas foram resgatadas. 

(Veja também: Fotos revelam detalhes do Titanic no fundo do mar)

5. Qual era a temperatura da água no momento do naufrágio?

Na época da destruição do Titanic, a temperatura da água era de aproximadamente -2° Celsius, portanto, aqueles que se jogaram ao mar com coletes salva-vidas podem ter sofrido hipotermia ou ataque cardíaco, de acordo com a empresa responsável pelo salvamento dos destroços da embarcação.

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), o filme de romance Titanic dirigido por James Cameron.

Foto de STAR+

6. Os músicos do Titanic tocaram até o último momento

Oito músicos haviam sido contratados para acompanhar os passageiros durante a viagem. Como visto no filme Titanic, de James Cameron (1997), eles tocaram até o último momento possível, apesar do desastre.

Não há detalhes sobre quanto tempo tocaram, embora se acredite que a música continuou até pouco antes do naufrágio total do navio. Também há especulações sobre qual foi a última melodia performada. De acordo com  a Britannica, as candidatas são Songe d'Automne ou Nearer My God to Thee. Infelizmente, nenhum dos músicos sobreviveu.

7. A que horas o Titanic afundou

Quando a proa do Titanic embarcou mar abaixo, a popa se elevou, saindo da água. Por volta das 2h18 da manhã do dia 15 de abril, as luzes se apagaram e o peso da embarcação fez com que o navio partisse em dois. 

Mais tarde, relatórios especularam que levou cerca de seis minutos para a proa chegar ao fundo do oceano depois de se desprender do resto do navio, segundo informa a enciclopédia inglesa.

A popa voltou momentaneamente à superfície antes de empinar novamente. A parte sobressalente do navio permaneceu nessa posição por um curto período de tempo antes de começar seu mergulho final. Às 2h20, o Titanic afundou completamente sob o Atlântico. 

Você pode descobrir mais fatos sobre um dos navios mais famosos do mundo e acompanhar a primeira viagem desastrosa do Titanic pelo filme de James Cameron, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, relançado em 2022, 25 anos depois de sua estreia original. 

O longa-metragem se tornou o filme de maior bilheteria da história – hoje ele ocupa a quarta posição – e foi premiado com 11 Oscars. Ele está disponível na plataforma Star+.

mais populares

    veja mais
    VEJA MAIS NO STAR+

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados