Quem foi Lênin e o que ele fez? Os bastidores de um dos principais políticos da história da Rússia

Ele é considerado uma das figuras políticas mais importantes do século passado.

Antiguidades da era comunista à venda em uma loja na cidade velha de Veliko Tarnovo, na Bulgária.

Foto de Aaron Huey
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de ago. de 2023, 14:45 BRT

Vladimir Ilich Ulyanov, conhecido como Vladimir Lênin, viveu na Rússia entre 1870 e 1924. Foi o fundador do Partido Comunista Russo, inspirador e líder da revolução bolchevique (1917), além de primeiro líder (entre 1917 e 1924) do estado soviético. Ele é considerado um dos líderes mais importantes do século 20, de acordo com a Encyclopædia Britannica.

Infância e juventude de Lênin

Lênin nasceu em uma família de classe média e foi um excelente aluno no ensino médio. Durante sua adolescência, ele passou por dois eventos que podem ter influenciado seu futuro revolucionário, observa a Britannica

Além da morte de seu pai, em 1887 seu irmão mais velho, Aleksandr, foi assassinado por fazer parte de um grupo revolucionário terrorista que planejava matar o imperador Alexandre 3º.

No outono de 1887, matriculou-se na faculdade de direito da Universidade Imperial de Kazan, mas depois de três meses foi expulso sob a acusação de participar de uma assembleia estudantil ilegal. Durante esse período de inatividade forçada, ele conheceu revolucionários exilados e leu literatura política revolucionária, especialmente O Capital, de Karl Marx. Em 1889, ele se reconheceu como marxista, observa a Britannica.

Em maio de 1889, a família Ulyanov mudou-se para Samara, uma cidade no oeste da Rússia. Lá, após várias tentativas, Lênin recebeu permissão para fazer seus exames de direito. Em novembro de 1891, ele conseguiu se formar.

(Veja também: 4 livros para entender a história mundial)

Como Lênin se tornou um líder revolucionário

Em 1893, mudou-se para São Petersburgo, segunda cidade mais importante da Rússia, localizada a cerca de 640 quilômetros a noroeste de Moscou, capital russa. 

Enquanto trabalhava como defensor público, associou-se a círculos marxistas revolucionários. Em 1895, seus camaradas o enviaram ao exterior para fazer contato com exilados russos na Europa Ocidental, informa a Britannica.

Em seu retorno à Rússia no mesmo ano, Lenin e outros marxistas conseguiram unificar os grupos marxistas em uma organização conhecida como União de Luta pela Emancipação da Classe Trabalhadora, que era responsável pela publicação de folhetos, apoio a greves de trabalhadores e infiltração no sistema de ensino russo para transmitir informações sobre o marxismo. 

No final daquele ano, os líderes da organização  foram presos. Lênin foi detido e, posteriormente, enviado para o exílio por três anos na Sibéria. Lá, ele conheceu e se casou com Nadezhda Krupskaya, membro da União de Luta. Após o exílio, viajaram juntos para a Europa Ocidental, onde viveram de 1900 em diante.

Lá, ele se uniu a outros revolucionários para publicar o jornal Iskra (faísca, em russo), com o qual buscavam unificar os grupos marxistas russos em um partido social-democrata coeso.

Um grupo de camponeses carrega imagens de líderes comunistas para mostrar seu apoio à Rússia (1920). 

Foto de KADEL & HERBERT

Na reunião de 1903 do Partido Operário Social-Democrata Russo, ele emergiu como líder da facção bolchevique (maioria, em russo). Em oposição, eles chamaram seus oponentes de mencheviques (minoria), explica a Britannica.

Com a primeira tentativa de revolução russa, em 1905, ele voltou ao país. Porém, dois anos depois, retornou ao exílio. Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Lênin viu uma oportunidade de transformar uma guerra entre nações em uma guerra de classes. Assim, em 1917, ele retornou à Rússia e liderou a Revolução Russa, que derrubou o governo provisório de Aleksandr Kerensky. 

(Talvez você se interesse por: O que diz a história sobre a morte de Adolf Hitler).

De acordo com a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México (CNDH), a Revolução Russa de 1917 "transformou totalmente o sistema político e econômico do país, dando origem ao primeiro sistema comunista da história, e teve uma enorme influência no resto do mundo".

"A Revolução de Outubro, liderada por Lênin, derrubou o regime do czar Nicolau 2º, que teve de abdicar ao trono. Como resultado, foi instalado um governo provisório. Pouco depois, em 1922, um estado chamado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi oficialmente constituído", continua o CNDH.

Durante seu governo, que durou de 1917 a 1924, o líder revolucionário implementou reformas como a expropriação de terras dos nobres para entregá-las aos camponeses, universalizou a educação, estabeleceu uma jornada de trabalho de oito horas, um sistema de pensões e conseguiu assinar um acordo de paz com a Alemanha, acrescenta a comissão mexicana.

Em 1919, ele fundou a Internacional Comunista ou Komintern, uma associação de partidos comunistas nacionais. O líder político russo morreu de derrame em 21 de janeiro de 1924, conclui a Britannica.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados