Conheça 4 livros para entender o contexto da Guerra Fria

O conflito dividiu o mundo e atravessou várias esferas, como a educação, a comunicação, a ciência e a literatura. Descubra como isso aconteceu por meio destas obras.

Soldado do Exército Vermelho guarda o Kremlin segurando um fuzil de assalto AK-47 Kalashnikov, Moscou, URSS (1991).

Foto de Steve Raymer
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de mai. de 2023, 17:51 BRT

Ao término da Segunda Guerra Mundial, um novo conflito se desenvolve no mundo: a Guerra Fria. Durante esse período, que ocorreu entre 1947 e 1991, o mundo ficou polarizado em dois grandes blocos: o que apoiava o regime capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o que apoiava o regime comunista, liderado pela União Soviética.

Uma maneira de compreender melhor esse conflito político-ideológico é ler livros sobre o tema. Nesse sentido, a National Geographic reuniu quatro obras recentes sugeridas pela Biblioteca Digital da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que refletem como a Guerra Fria influenciou diversos setores.

1. A prática pedagógica de Paulo Freire no contexto da Guerra Fria

O livro, publicado em 2010 com o título original Paulo Freire and the cold war politics of literacy, percorre a vida do pedagogo brasileiro Paulo Freire (1921-1997), que desempenhou um papel crucial na configuração da alfabetização internacional. Escrito pelo historiador Andrew J. Kirkendall, o livro também apresenta um exame reflexivo das políticas de alfabetização durante a Guerra Fria.

(Veja também: 4 livros para entender a história mundial)

2. Reportagem de Pauline Frederick: uma radialista pioneira cobre a Guerra Fria

Na obra de 2014, intitulada originalmente Pauline Frederick reporting: a pioneering broadcaster covers the Cold War, a jornalista e escritora Marilyn Greenwald traça a biografia de Pauline Frederick, uma mulher que superou preconceitos e conquistou vários marcos para a imprensa durante a Guerra Fria. Frederick foi a primeira mulher correspondente de uma rede de notícias e a primeira a moderar um debate presidencial.

À esquerda: No alto:

Turistas em torno de uma pintura do líder soviético Leonid Brezhnev beijando a cabeça do alemão oriental Erich Honecker na East Side Gallery, uma seção de 1,3 km de extensão do Muro de Berlim localizada perto do centro de Berlim em Friedrichshain-Kreuzberg, Alemanha.

Foto de Gerd Ludwig
À direita: Acima:

Tropas afegãs fazem fila para serem inspecionadas por um rei e um presidente, Cabul, Afeganistão (1960).

Foto de Gilbert M. Grosvenor

3. História científica: Experimentos em história e política desde a revolução bolchevique até o final da Guerra Fria

Nesta obra, a historiadora Elena Aronova percorre as trajetórias de seis intelectuais de diferentes áreas científicas, oriundos de diferentes partes do mundo, e os programas de experimentação que eles realizaram entre os anos que durou o conflito ideológico. 

O livro, publicado originalmente em 2021 em inglês com o título Scientific history: Experiments in history and politics from the Bolshevik Revolution to the end of the Cold War, explora a relação entre ciência, história e política durante a Guerra Fria.

(Relacionado: Como a corrida espacial lançou uma era de exploração para além da Terra)

4. A Guerra Fria Estética: Descolonização e Literatura Global

Por meio deste livro, publicado em 2022 com o título original The Aesthetic Cold War: Decolonization and Global Literature, o autor Peter Kalliney explora as diversas formas como as nações rivais utilizaram a diplomacia cultural e a política para influenciar os escritores da África, Ásia e Caribe, e como moldaram a produção literária na segunda parte do século 20.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados