4 livros para entender a história mundial

Partindo da evolução humana, passando pelos conflitos do século 20 e pelas relações de poder entre países imperialistas e o resto do mundo, especialistas recomendam os melhores títulos para entender a história das civilizações

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de mar. de 2023, 16:17 BRT

Biblioteca da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos. Alguns livros podem fornecer um guia essencial, apresentando os principais eventos e personagens de cada período da história mundial.

Foto de Luca Locatelli

Desde a antiguidade até os dias atuais, a história mundial é complexa, abrangendo um vasto leque de temas. Os acontecimentos históricos incluem conflitos políticos, desenvolvimentos de culturas, religiões e o surgimento de novas tecnologias. 

Para ajudar a navegar por variados campos do conhecimento, alguns livros podem fornecer um guia essencial, apresentando os principais eventos e personagens de cada período histórico. 

Com o objetivo de fazer uma lista com livros recomendados para quem busca conhecer melhor a história mundial, a National Geographic consultou os historiadores Paulo César Garcez Marins, professor chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Comissão de Pesquisa da mesma instituição, e Felipe Pigna, professor e escritor argentino, especializado na história daquele país.

Confira a seleção:

1. Era dos extremos: o breve século 20, 1944-1991 (Eric Hobsbawm)

Escrito pelo historiador marxista britânico Eric Hobsbawm, o livro Era dos extremos: o breve século 20, 1944-1991 é, segundo Pigna, “uma das melhores e mais completas histórias sobre o século 20”. O título conta a história de um século conturbado que começa, para Hobsbawm, junto com a Primeira Guerra Mundial, em 1914, e termina com a dissolução da União Soviética, em 1991. O livro, de 598 páginas, descreve ainda os acontecimentos de uma das crises econômicas mais graves da história e da Segunda Guerra Mundial, que marcou o mundo com o pior crime da história da humanidade

(Veja também: Bomba de Hiroshima: como foi o primeiro bombardeio nuclear da história)

2. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização (Serge Gruzinski)

Neste livro, Serge Gruzinski, historiador francês especializado em questões latino-americanas, reflete sobre as relações do mundo tendo como ponto de partida “uma terra que não é nem a Europa nem os Estados Unidos”, nas palavras do autor.  

O livro aborda a mundialização partindo do México, do Brasil, das costas da Índia ou da África; descentralizando o olhar e, “colocando as dimensões globais de conexões cultural e política dentro da relação entre diferentes partes do mundo enquanto coloca em questão como a Europa estruturou suas relações de poder”, explica Marins. 

3. Sapiens – Uma breve história da humanidade (Yuval Noah Harari)

Outro título essencial para entender a história do mundo, para Pigna, é a obra de Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford. Sapiens – Uma breve história da humanidade é um livro “revolucionário, que fez muito barulho nos ambientes acadêmicos e não acadêmicos com um conceito distinto da evolução, colocando o social em foco”, diz o historiador argentino. 

Na obra, Harari explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, e reflete sobre outras questões que possibilitaram ao Homo sapiens sapiens subjugar as demais espécies. 

4. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (Edward W. Said)

Por fim, Marins também recomenda a leitura do livro de Edward Said, professor, crítico literário e ativista político palestino-estadunidense. A obra, de 1978, é considerada um clássico dos estudos culturais e reflete sobre as relações do mundo islâmico e o Ocidente, analisando desda as traduções de Mil e Uma Noites à construção do canal de Suez, no Egito. “O livro mostra que a visão dos países ocidentais é muitas vezes marcada pelos seus próprios preconceitos ao invés de considerar as experiências concretas dessas sociedades”, afirma Marins.  

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados