O que foi o supercontinente Gondwana?

América do Sul, África e Índia têm um passado geológico comum. Conheça a história desse supercontinente: quando ele foi formado e em que momento da história ele se dissolveu.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de jun. de 2024, 09:12 BRT
Na foto da Nasa – feita por um dos membros da tripulação a bordo do ônibus ...

Na foto da Nasa – feita por um dos membros da tripulação a bordo do ônibus espacial Atlantis – é possível ver a Cidade do Cabo e a Cordilheira Karroo, ambos na África do Sul. Segundo estudos, as grandes cadeias de montanhas dobradas dessa região da África foram formadas durante a existência do antigo supercontinente de Gondwana, há cerca de 230 milhões de anos.

Foto de Johnson Space Center Nasa

história da Terra está repleta de transformações geológicas que moldaram o mundo como o conhecemos hoje. E um dos capítulos mais interessantes da história é a existência do supercontinente Gondwana.

Entender o que foi esse maciço pedaço de terra e quais eram suas características fornece uma visão não só das mudanças tectônicas ao longo de milhões de anos, mas também ajuda a entender a atual distribuição dos continentes.

Um nódulos de septária (ou concreção septária), que pode conter fósseis, é estudado por um pesquisador na Namíbia, na África. Essas rochas podem conter tetrápodes basais, que eram predadores derivados dos peixes, e são da época do continente Gondwana.

Foto de ROGER M.H. SMITH

O que caracteriza o Gondwana e quando se separou?

Gondwana foi um supercontinente que incluía os territórios atuais da América do SulÁfricaÍndia (na Ásia), além de Austrália Antártica, de acordo com a Encyclopaedia Britannica (uma plataforma de conhecimento geral do Reino Unido).

Esse gigantesco bloco de terra foi totalmente moldado durante o período pré-Cambriano tardio, há aproximadamente 600 milhões de anos. "De acordo com evidências encontradas nas placas tectônicas, ele teria começado a surgir devido a colisões continentais nos períodos pré-Cambriano Superior (entre 1 bilhão e 542 milhões de anos atrás)", explica a Britannica. Em seguida, o Gondwana colidiu com a América do Norte, a Europa e a Sibéria formando outro supercontinente: a Pangéia.

Já  a desintegração de Gondwana teria começado no Período Jurássico Inicial, há cerca de 180 milhões de anos, o que marcou o início da separação dos continentes que conhecemos hoje, acrescenta a fonte britânica de conhecimento. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados