Fóssil de suposto tubarão com 'asas' de raia é diferente de tudo já visto

O fóssil de 95 milhões de anos deixou paleontólogos se perguntando se outros tubarões antigos também possuíam formatos de corpo tão peculiares.

Fóssil roubado do Brasil revela dinossauro único, mas gera críticas

Encontrado no Ceará, o fóssil de um dinossauro com plumas vistosas foi levado ilegalmente para a Alemanha em 1995, alegam cientistas brasileiros. Revista onde estudo saiu afirma que a publicação pode ser suspensa.

Fóssil recheado: encontrado predador marinho dentro do estômago de outro predador

Acreditava-se que os ictiossauros escolhiam presas pequenas e macias, mas novo fóssil sugere que esses répteis semelhantes a golfinhos podem ter sido megapredadores.

Dinossauro ‘cearense’ batizado em homenagem ao Museu Nacional tem um parente na China

Fóssil do terópode carnívoro do Cretáceo foi encontrado na bacia do Araripe, no Ceará, mas estava no museu carioca quando ele pegou fogo, em 2018.

Misterioso parente dos crocodilos pode ter caminhado sobre duas patas

Pegadas fossilizadas inusitadas, anteriormente atribuídas a um pterossauro, na verdade parecem ser de um animal semelhante ao crocodilo que viveu há mais de 110 milhões de anos.

Fóssil raro de primo de crocodilo esmagador de ossos é encontrado no Brasil

Acredita-se que o réptil pré-histórico tenha exercido um papel surpreendente e crucial em seu ecossistema no Triássico.

Novo gênero de pterossauro é conhecido como ‘dragão de gelo dos ventos do norte’

O réptil voador recém-identificado distingue-se pelo tamanho da cabeça e do pescoço – e pela envergadura de asas, de cinco metros ou mais.

Crocodilo “caipira” encontrado em Minas Gerais caminhava como um cão há mais de 80 milhões de anos

Fóssil pré-histórico datado da parte superior do período Cretáceo é um dos mais bem preservados já achados no Brasil, diz geólogo.

Carrapato enrolado em pena de dinossauro é encontrado preservado em âmbar

A resina do período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás, guardava um parasito que estava bem gordo quando morreu.

Centenas de ovos de pterossauros descobertos em escavação revolucionária

Encontrados por pesquisadores brasileiros e chineses, os bem-preservados ovos jogam luz a como os répteis voadores se reproduziam – e o comportamento de seus filhotes.