Escultura sinuosa de cobra da Idade da Pedra encontrada na Finlândia

Cientistas tentam compreender o significado e o propósito da descoberta única feita na margem de um lago que existiu há 4 mil anos.

Interferência humana na Terra é mais antiga e nociva do que se imaginava

Estudo sobre pólen antigo revela que milênios de atividades humanas transformaram os ecossistemas da Terra logo que a Era do Gelo terminou.

Evento misterioso reduziu populações de tubarões há 19 milhões de anos

Registros fósseis indicam que cerca de 90% dos tubarões oceânicos do planeta desapareceram inexplicavelmente.

A floresta amazônica contribuiu para a ‘pequena era do gelo’ do século 17?

Cientistas encontraram novas evidências ao examinarem uma teoria de que a regeneração da Amazônia após a colonização europeia afetou o clima global.

Fóssil de suposto tubarão com 'asas' de raia é diferente de tudo já visto

O fóssil de 95 milhões de anos deixou paleontólogos se perguntando se outros tubarões antigos também possuíam formatos de corpo tão peculiares.

Sociedade nativa americana pouco conhecida foi tão poderosa quanto astecas e incas

Os spiros chegaram a ser “o povo mais poderoso que já existiu” na América do Norte. Nova exposição revolucionária em Oklahoma, nos EUA, compartilha a história deles.

Enormes partes de Stonehenge podem ter sido transportadas de monumentos mais antigos

Anos de pesquisas arqueológicas sugerem que os britânicos do Neolítico arrastaram pesadas partes do icônico monumento de lugares longínquos da ilha.

Fóssil roubado do Brasil revela dinossauro único, mas gera críticas

Encontrado no Ceará, o fóssil de um dinossauro com plumas vistosas foi levado ilegalmente para a Alemanha em 1995, alegam cientistas brasileiros. Revista onde estudo saiu afirma que a publicação pode ser suspensa.

Descoberta de caçadora pré-histórica questiona suposições sobre os papéis de cada gênero

Pesquisadores geralmente acreditam que apenas homens pré-históricos caçavam — mas o que dizer sobre as evidências contrárias?

Brasília pré-histórica: cavernas e paredões guardam vestígios dos verdadeiros pioneiros da capital

Arqueólogos afirmam que humanos pisaram em solo brasiliense há pelo menos 8 mil anos. Artefatos e desenhos ancestrais estão espalhados por sítios particulares e até em áreas superpovoadas do Distrito Federal e Entorno.

Fósseis de pegadas revelam detalhes incríveis de uma caminhada realizada há 10 mil anos

Um viajante pré-histórico carregou uma criança por uma trilha úmida e retornou algumas horas depois com as mãos vazias.

Fóssil recheado: encontrado predador marinho dentro do estômago de outro predador

Acreditava-se que os ictiossauros escolhiam presas pequenas e macias, mas novo fóssil sugere que esses répteis semelhantes a golfinhos podem ter sido megapredadores.

Descobertas em caverna podem duplicar o tempo que os humanos habitam as Américas

Inóspita e remota, a Caverna Chiquihuite, no México, parecia um lugar improvável para se morar. Mas objetos de pedra recuperados das profundezas da caverna podem contar outra história.

Encontrados restos mortais de ancestrais dos gatos domésticos em cavernas polonesas

A descoberta de restos mortais do gato-selvagem-do-oriente-próximo de sete mil anos na Europa aumenta a complexidade da história evolutiva dos pequenos felinos domesticados.

Dinossauro ‘cearense’ batizado em homenagem ao Museu Nacional tem um parente na China

Fóssil do terópode carnívoro do Cretáceo foi encontrado na bacia do Araripe, no Ceará, mas estava no museu carioca quando ele pegou fogo, em 2018.

Indígenas veem tradição e cultura se perderem à medida que coronavírus vitima os guardiões dos saberes antigos

Em diversas etnias, os mais velhos têm o papel de transmitir oralmente o conhecimento aos mais novos. A pandemia da covid-19 ameaça não apenas as vidas nas aldeias brasileiras, mas toda a ancestralidade das comunidades tradicionais.

Exclusivo: reconstituído crânio escandinavo encontrado em local de rituais enigmáticos na Suécia

O homem teve uma vida longa há oito mil anos, antes de seu crânio ser utilizado em uma cerimônia ainda desconhecida.

Misterioso parente dos crocodilos pode ter caminhado sobre duas patas

Pegadas fossilizadas inusitadas, anteriormente atribuídas a um pterossauro, na verdade parecem ser de um animal semelhante ao crocodilo que viveu há mais de 110 milhões de anos.

Fóssil raro de primo de crocodilo esmagador de ossos é encontrado no Brasil

Acredita-se que o réptil pré-histórico tenha exercido um papel surpreendente e crucial em seu ecossistema no Triássico.