Marte é um planeta com condições climáticas extremas, que diferem bastante das da Terra.

Qual é a temperatura em Marte, o quarto planeta do Sistema Solar?

O "Planeta Vermelho" gera curiosidade não apenas por sua cor característica, mas também por seu clima, que abria extremos.

Marte é um planeta com condições climáticas extremas, que diferem bastante das da Terra.

Foto de NASA JPL, Malin Space Science Systems
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jun. de 2024, 15:05 BRT

Explorar Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, tem sido uma das maiores ambições da humanidade. Conhecido como o "Planeta Vermelho" por causa da tonalidade característica que tem origem no ferro oxidado de sua superfície, Marte também apresenta entre seus mistérios uma rotina de temperaturas extremas.

Graças a décadas de pesquisa, os cientistas compilaram dados que revelam detalhes surpreendentes sobre o clima, a geologia e o potencial para a vida nesse planeta, que há anos recebe atenção dos estudiosos que vivem na Terra.

(Você pode se interessar por: Quais são os planetas mais frios do Sistema Solar?)

Como as temperaturas variam em Marte?

Marte tem condições climáticas extremas que diferem bastante das da Terra. A Nasa informa, por exemplo, que as temperaturas do planeta podem variar de 20°C a -153 °C, embora a média fique em torno de -65°C.

Este gráfico mostra o instrumento Mars Climate Sounder no Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa medindo a temperatura de uma seção transversal da atmosfera marciana à medida que o orbitador passa sobre a região polar sul.

Foto de NASA JPL, CALTECH

Ainda de acordo com a agência espacial norte-americana, as temperaturas diurnas no planeta vermelho podem chegar a 0°C, comparável a um inverno terrestre. Mas devido à sua atmosfera extremamente fina, Marte não retém o calor do Sol, fazendo com que as à noite os termômetros caiam drasticamente para -129°C.

(Leia mais)

Além disso, continua a agência, essa estreita atmosfera marciana gera um fenômeno térmico curioso: "Se você ficasse na superfície de Marte, na altura da Linha do Equador e ao meio-dia, sentiria a primavera em seus pés (com temperaturas de 24°C) e o inverno em sua cabeça (chegando a 0°C)".

Apesar das oscilações que podem ser registradas pelos termômetros em Marte, os pesquisadores estão interessados em descobrir se o planeta teve a capacidade de abrigar vida no passado e se poderia suportar vida no futuro. Essas questões impulsionam a exploração e o estudo contínuos do Planeta Vermelho pela comunidade científica internacional.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados