O que é uma tempestade de areia?
De acordo com a ONU, tanto a areia quanto a poeira não permanecem em um só lugar, mas são transportadas a centenas ou milhares de quilômetros de distância. A imagem mostra uma tempestade de areia, seguida de uma tempestade de raios, passando pelas pirâmides de Meroë, no Sudão.
As tempestades de areia são eventos naturais que podem ter impactos significativos na vida cotidiana das pessoas, além de interferir na saúde humana, nas formas de locomoção e nas atividades econômicas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as tempestades de areia afetam pessoas desde a África Subsaariana, passando pelo norte da China e ocorrendo até na Austrália, em um total de mais de 330 milhões de habitantes no mundo todo.
Entender como elas se formam e suas implicações é essencial para estar preparado e reduzir seu impacto negativo.
(Veja também: )
O que é uma tempestade de areia?
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma tempestade de areia se caracteriza por uma enorme quantidade de areia (ou poeira) “sopradas violentamente e a grandes alturas”, diz a instituição, por ventos fortes e turbulentos.
O fenômeno meteorológico ocorre principalmente em áreas onde o solo é coberto por partículas de terra soltas, mas como essas tempestades percorrem longas distâncias, podem chegar a regiões onde o solo não está tão particulado (ou arenoso), explica a agência meteorológica. A ONU (Organização das Nações Unidas) ressalta que uma tempestade de areia pode percorrer milhares de quilômetros de distância,
(Veja também: )
A parte frontal de uma tempestade de areia pode parecer com uma gigantesca parede, alta e que se movimenta rapidamente, detalha a ONU.
Isso acontece porque esse fenômeno está associado, em geral, à presença de um cumulonimbus, tipo de nuvem densa que se desenvolve verticalmente e pode ser obscurecida por partículas de poeira ou areia em suspensão.
Ocasionalmente, entretanto, as tempestades de areia podem aparecer mesmo sem a presença de nuvens, formando-se ao longo da borda principal de uma massa de ar frio em movimento, conclui a OMM.