História das Olimpíadas: conheça 6 tochas olímpicas que marcaram as competições pelo mundo
A tocha que acendeu a pira olímpica em Sydney, na Austrália, em 2000 - sinaliza o início dos jogos.
A cada quatro anos, as Olimpíadas tomam conta da atenção mundial ao reunir os melhores atletas do mundo em competições que são o retrato da superação.
Trata-se de uma festa cheia de significados, por isso, National Geographic pediu a dois especialistas – Anthony Bijkerk, secretário-geral da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, e Donald Rooney, diretor de exposições do museu Atlanta History Center, nos Estados Unidos, que inclui o Museu dos Jogos Olímpicos do Centenário – para que eles indicassem suas tochas olímpicas favoritas.
Aqui está a lista com base em suas escolhas:
(Para mergulhar mais no tema: História das Olimpíadas – os 6 atletas que marcaram os Jogos Olímpicos)
1. A tocha Olímpica dos conturbados jogos de Berlim, em 1936
"Ela remete à pompa, circunstância e propaganda e é o primeiro revezamento da tocha do movimento olímpico", diz Rooney. "A águia estilizada segurando os anéis olímpicos em suas garras afiadas é um prenúncio assustador do que viria de Berlim em outros aspectos."
2. As Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e sua tocha "viking"
"Não há nada de especial no design", comenta Bijkerk. "Mas é rara e cara."
3. A tocha "aquática" dos Jogos Olímpicos de Sydney, nos anos 2000
Ambos especialistas elegeram esse objeto como representativo: "Talvez seja a tocha que possui o design mais elegante. É baseado na Sydney Opera House e a primeira a queimar debaixo d'água", diz Bijkerk.
(Leia também: (Para mergulhar mais no tema: História das Olimpíadas – os 6 atletas que marcaram os Jogos Olímpicos)
4. A tocha de Moscou, das Olimpíadas de 1980, lembra um boicote
Rooney, o diretor do museu de Atlanta, elegeu este objeto por causa da inscrição em cirílico, "mas, mais ainda, por causa da associação com o boicote dos Estados Unidos aos jogos".
5. A grande tocha dos Jogos Olímpicos de inverno de Lillehammer, de 1994
"Um design especial, com 154 centímetros de altura, quase tão alto quanto um homem grande. Também porque o último corredor desceu a rampa de um salto de esqui segurando-a", diz Bijkerk.
6. Eleita a mais bonita: a tocha de Seul, de 1988
"A tocha mais bonita de nossa coleção", diz Rooney. "A tigela é de latão, gravada com dois dragões que simbolizam a harmonia entre o leste e o oeste."